A Polícia Ambiental ‘estourou’ no sábado (10) uma rinha de galo que ocorria em um bairro no município de Brotas, após receberem denúncia via COPOM.

Os policiais se deslocaram até o endereço passado na denúncia e ao chegarem observaram através de um terreno baldio ao lado da residência objeto de denúncia o flagrante da prática de rinha de galos (Preparação e Combate entre as Aves).

Diante dos fatos a equipe adentrou no local e no ato do flagrante abordaram dois homens ao redor do rebolo (espécie de ringue para o galos), onde ocorria o combate entre dois galos da raça Índio, sendo de imediato cessado a prática do crime.

Foi realizado busca pessoal nos homens e nada de irregular foi encontrado em posse deles, porém foram notificados sobre o crime de ‘Rinha de Galo’ e elaborado para cada um o Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 123 mil reais, totalizando um valor total de R$ 369 mil reais com base no Artigo 29 da Resolução SMA 48/14, tipificação do crime e providências penais previsto no Artigo 32 da Lei Federal 9605/98.

Ainda no local foi observado a falta de água e alimento para as referidas aves, algumas das aves apresentavam falta de penas nas regiões das coxas, asas e peito, provavelmente decorrente de combates. Todas elas encontravam-se com as esporas serradas, sendo observado também alguns tipos de medicamentos no local.

As partes envolvidas foram orientadas quanto a Legislação Ambiental Vigente, bem como foram notificados quanto ao Atendimento Ambiental e cientificado por e-mail.

As aves foram apreendidas e depositas. Os demais instrumentos utilizados para a prática do crime foram todos apreendidos e encaminhados ao 3° Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Rio Claro-SP.

Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.