Novidade em Rio Claro: a Polícia Militar do município iniciou trabalhos há algumas semanas na modalidade de Rádio-Patrulhamento com Motocicletas (RPM). Na foto, policiais defronte à Estação

Lucas Calore

Anunciada pela nova administração municipal nos primeiros dias de gestão, no início do ano, a base da Polícia Militar a ser implantada na antiga Estação Ferroviária, no Centro, deve ser inaugurada dentro de algumas semanas.

Quem garante a informação é Marco Antonio Bellagamba, secretário municipal de Segurança, Mobilidade Urbana e Defesa Civil de Rio Claro.

Adequação

Há poucos dias, 14 câmeras de monitoramento foram instaladas na área da estrutura histórica na Rua 1, onde também fica o terminal de transporte coletivo.

“A Prefeitura instalou os equipamentos com o objetivo de dar segurança para o local propriamente dito e seu entorno, uma vez que elas têm um alcance que vai além da instalação física da Estação”, explica.

A implantação da base da PM em um dos trechos mais movimentados de todo o município representa uma avanço contra a criminalidade em Rio Claro, acredita o secretário.

“Propiciará uma aproximação mais efetiva da PM e Guarda Civil Municipal (GCM) com a população local, ou seja, oriunda dos bairros através dos ônibus e daquela que circula na região. Será um importante ponto de apoio para as diversas modalidades de policiamento existentes – ROCAM, Base Móvel, patrulhamento, dentre outras – tanto da PM, quanto GCM e também da Polícia Civil”, detalha.

Trabalhos

De acordo com o capitão Barreto, titular da 1ª Cia da Polícia Militar do município, policiais já estão sendo mantidos no local de forma ostensiva durante o dia desde a última semana.

De forma integrada, guardas civis ficam na Estação em todo o período da noite. “A Prefeitura iniciou as reformas, como fechamento de alguns trechos com tapume num primeiro momento para posteriormente serem fechados com grades. Estamos ocupando de maneira progressiva até que seja concretizada a reforma do prédio”, finaliza.

Vale lembrar que desde o mês de janeiro a Polícia Militar tem usado o interior da antiga Estação Ferroviária como ponto de saída das autoridades para operações especiais, como a Força Total.

A Base

“Será um ponto para elaboração de boletins de ocorrência e de orientação à população em geral. Tudo isso contribuirá para transmissão de sensação de segurança àquela região”, afirma Marco Antonio Bellagamba, secretário municipal de Segurança, Mobilidade Urbana e Defesa Civil.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.