Em entrevista ao Jornal da Manhã da Rádio Jovem Pan News Rio Claro (FM 106,1), o comando do 37º BPM/I, representado pelo capitão PM Facchini, apresentou dados dos índices criminais em Rio Claro e cidades da região.
“É importante frisar que fazemos uma coleta de dados diária e uma análise semanalmente para eventuais ajustes e correções no trabalho desenvolvido na área do 37º BPM/I. Além de Rio Claro estão nesse território os municípios de Santa Gertrudes, Ipeúna, Corumbataí, Brotas, Itirapina, Torrinha e Analândia. No mês de maio nós tivemos na região uma redução de todos os indicadores criminais em um comparativo com o mesmo período do ano passado”, cita o capitão PM Facchini.
Confira alguns números
- Furto de veículos
- Maio de 2024 foram registradas 43 ocorrências
- Maio de 2025 esse número caiu para 25
- (redução de 42%)
- Homicídios/latrocínios
- Maio de 2024 – um total de cinco ocorrências
- Maio de 2025 – um total de três casos
- (redução de 40%)
- Roubos (outros)
- Maio de 2024 foram 28 registros
- Maio de 2025 um total de 12 registros
- (redução de 57%)
“Tivemos uma queda importante e significativa neste e em outros índices. O percentual mais baixo que alcançamos foi de 33%”, comenta o policial militar que ressalta ainda o aumento na produtividade do trabalho desenvolvido diariamente (confira todos os números na tabela acima).
“Falando especificamente de condenados capturados tiramos de circulação 40 foragidos. Isso é muito importante pois neste caso evitamos a reincidência criminal”, pontua o capitão PM Facchini que diz que muito dos acréscimos nos indicadores criminais acontece quando ocorrem as ‘saidinhas’ temporárias.