SSP

A Polícia Militar apreendeu na quinta-feira (30), oito fuzis e uma metralhadora, após ataques, iniciados na noite de ontem, em uma agência bancária no município de Botucatu. As diligências prosseguem para captura de todos os integrantes da quadrilha

A ação criminosa começou na noite de quarta-feira (29), quando cerca de 30 criminosos armados e com coletes a prova de balas invadiram a agência localizada no centro da cidade e a destruíram com o uso de explosivos. Outras duas agências também foram danificadas.

Equipes do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), bem equipadas e preparadas, realizaram uma rápida intervenção, frustrando a ação dos criminosos. Policiais de batalhões de áreas vizinhas e do 1º, 3º e 4º Batalhões de Policiamento de Choque também auxiliaram.

O grupo fugiu do cerco policial e imediatamente se iniciaram as buscas na região, feita por agentes das polícias militar e civil. Parte dos criminosos foi flagrada, na manhã de hoje, na rodovia Marechal Rondon. Os criminosos foram encurralados e revidaram a ação policial. Um dos suspeitos foi atingido.

O homem foi socorrido ao Pronto Socorro da Universidade Estadual Paulista (Unesp), mas não resistiu. Criminosos também atearam fogo em um Toyota/Hilux que foi deixado próximo à sede do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) para impedir a saída das equipes.

Eles ainda incendiaram outros veículos para bloquear rodovias e renderam moradores, que foram obrigados a ficar sobre o teto de seus veículos. Dois policiais ficaram feridos, foram socorridos também à Unesp e permanecem internados, sem risco de morte.

“As equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica estão, de forma integrada, trabalhando empenhadas para que possamos enfrentar, esclarecer e combater este crime”, destacou o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.

Até o momento, foram apreendidos sete fuzis calibre 762 e um .50 e uma metralhadora 9 mm, sete veículos, dois coletes balísticos, um malote de dinheiro e um rádio comunicador. Ainda foram recolhidos 17 artefatos explosivos improvisados, dois cartuchos de emulsão e três granadas. Equipes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foram acionadas para destruição dos materiais.

Policiais da 5ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Furtos e Roubos a Bancos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), foram acionados e se deslocaram até o município para prestar apoio aos agentes da Delegacia Seccional de Botucatu.

A ocorrência segue em investigação pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) do município. As diligências para captura dos envolvidos seguem com o empenho de mais de 200 policiais e 70 viaturas de diversas unidades territoriais e especializadas da Polícia Militar.

Continuam nas buscas militares do 4º, 12º, 22º, 27º, 40º, 53º e 54º Batalhões de Polícia Militar do Interior (BPM/I), da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota), do Comando e Operações Especiais (COE), do 10º e 13 Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baep) e do Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.