Rio Claro vacinou cerca de 300 crianças contra a poliomielite nos plantões realizados pela Fundação Municipal de Saúde no sábado e domingo (9). Com isso, o município alcança total de 5.969 doses aplicadas na campanha, o que representa 61,15% das crianças de 1 ano a menores de 5 anos, faixa etária atendida na campanha.

“Na última semana foram mais de mil crianças vacinadas, resultado positivo, mas ainda insuficiente para alcançar a meta de vacinar 95% das crianças, conforme estipulado pelo Ministério da Saúde”, observa Valeska Hamori Canhamero, responsável pela Vigilância Epidemiológica do município.

Os responsáveis que ainda não levaram as crianças para tomar a vacina contra a pólio devem fazer isso o quanto antes. Até 31 de outubro, a vacinação é realizada de segunda a sexta-feira a partir das 7h30 nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. Nas unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova a vacinação é até as 18h30, e nas demais unidades de saúde do município a vacinação é até as 16h30. Não há vacinação nas unidades do Boa Vista, Guanabara e São Miguel. É necessário apresentar carteira de vacinação.

A campanha de multivacinação também continua. Menores de 15 anos devem comparecer às unidades de saúde para colocar a vacinação em dia. A partir da análise da carteirinha de vacinação, são aplicadas doses que estejam em atraso.

O objetivo da campanha de multivacinação é ampliar as coberturas vacinais e, para isso, são aplicadas as vacinas que compõem o plano nacional de imunização e protegem contra cerca de 20 doenças.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.