O furto e o vandalismo contra placas de sinalização e outros materiais pertencentes à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana têm gerado transtornos à Prefeitura Municipal de Rio Claro. Além da questão financeira que pesa, já que a reposição gera custos aos cofres públicos, ainda existe a problemática do risco de acidentes não só para moradores do município, mas principalmente para quem é de fora.

“Essa situação tem gerado muitas preocupações da nossa parte. Em conjunto com a Secretaria de Obras, notamos que, se colocamos cavaletes em um local para sinalizar algum problema que será solucionado em breve por nossas equipes, muitas vezes de um dia para o outro esse equipamento é retirado do local. Quando não é levado é encontrado depredado, impossibilitando a recolocação e consequentemente gerando riscos de acidentes”, afirmou Marco Antonio Bellagamba, que é secretário de Segurança e Mobilidade Urbana.

Outro crime está relacionado com as sinalizações verticais: “Somente no ano passado nós tivemos que repor 302 placas entre as que foram furtadas ou que sofreram vandalismo. Nestes primeiros meses estamos notando que as ações persistem e é lamentável, pois temos que usar de nosso efetivo operacional que não é numeroso e que poderia estar cuidando de outras situações para fazer essas reposições”, disse Bellagamba.

O responsável pela pasta ainda alerta que um trabalho já está sendo preparado para coibir essas ações e prender os infratores: “Vamos sim fazer uma operação específica para autuar e prender quem está acabando com o patrimônio público. Já tive uma conversa com a GCM e também pretendo contar com o apoio da PM para identificar através de monitoramento esses indivíduos e chegar até eles ostensivamente”, concluiu Bellagamba.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.