Para que o retorno às aulas na rede municipal de ensino ocorra de forma segura, todos os profissionais da Secretaria Municipal da Educação serão testados para Covid-19. Aproximadamente 4.000 servidores, convocados pelo secretário da Pasta, João Marcos Thomaziello, divididos em quatro grupos, passarão por testes rápidos (IgG e IgM) nos dois próximos finais de semana – dias 23, 24, 30 e 31 de janeiro –, a serem realizados no anfiteatro da Secretaria de Educação.

A ação integra o plano de inquérito epidemiológico do governo municipal para dimensionar a pandemia do novo coronavírus no município. Os testes foram comprados pela Secretaria de Saúde.

A testagem será realizada por profissionais da Atenção Básica e Saúde do Escolar. “Essa parceria entre as secretarias de Educação e Saúde é muito importante neste momento, para que possamos retornar às aulas presenciais no dia 8 de fevereiro, dando tranquilidade e segurança a todos os envolvidos, profissionais da educação, pais e alunos”, disse Thomaziello.

Os testes rápidos serão das 8h às 14h, por dois grupos de atendimento, com cinco profissionais de saúde cada. Para evitar aglomerações e agilizar o processo, os convocados terão hora marcada. Os dados coletados serão lançados no Cadastro eSUS-VE, do Ministério da Saúde (MS).

“Esse rigor é fundamental para que as informações produzidas por esta ação possam compor o inquérito epidemiológico do município, com aval do MS, ampliando assim nossa base de dados para estudos posteriores e desenvolvimento de políticas públicas para a saúde”, explicou o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

O início das aulas, em 8/02, está em conformidade com o Plano SP do Governo Estadual, que tem estabelecido estratégias para retomar com segurança as atividades durante a pandemia do Coronavírus.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA