(Foto: Divulgação Rede Social)

Graves denúncias, entre elas de maus-tratos, têm envolvido o nome da tradicional entidade ‘Lar dos Velhinhos’, situada na cidade de Piracicaba.

Os relatos que partiram de funcionários foram divulgados em edição recente do Jornal de Piracicaba, nos quais os denunciantes apontam até mesmo um ‘quarto da morte’ onde idosos com maior grau de dependência eram deixados sem cuidados e assistência.

O Jornal Cidade entrou em contato com a prefeitura de Piracicaba que emitiu uma nota afirmando que está acompanhando de perto o caso e que tem prestado apoio e solidariedade a todos os idosos que vivem no Lar dos Velhinhos e também àqueles que são atendidos pelo poder público. Atualmente, a Prefeitura conta com 130 vagas disponibilizadas para o atendimento de idosos no município, decorrentes de chamamento público realizado há cinco anos.

Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura, por meio da Procuradoria-Geral e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), informa que recebeu denúncias do Conselho Municipal do Idoso e da Assistência Social e da Comissão de Moradores do Lar dos Velhinhos, que noticiavam violações aos direitos dos idosos que lá residem.
A Procuradoria-Geral, então, apresentou Representação no Ministério Público, requerendo a apuração dos fatos denunciados. A fim de possibilitar a investigação, requereu a intervenção judicial da instituição com vistas a resguardar os direitos fundamentais dos idosos atendidos pelo Lar. O MP, por sua vez, ao receber a Representação, decidiu por ajuizar a competente Ação Civil Pública, com o pedido de afastamento de toda a diretoria. Em reunião, que ocorreu no dia 28/12/2022, na qual se encontravam presentes o representante do MP, o Procurador-Geral do Município, a secretária da Smads, dois diretores do Lar dos Velhinhos e dois advogados que a representam, firmou-se acordo no sentido de suspender o processo por 180 dias, período este suficiente para que seja feita ampla auditoria e a substituição do presidente, o que de fato ocorreu.
Além de resguardar os direitos dos idosos atendidos, o pedido de intervenção da Prefeitura feito ao MP também objetiva garantir que a instituição centenária, que a Administração reconhece como de valor inestimável para o município, continue desempenhando o seu papel, acolhendo e cuidando dos idosos que a procuram e que precisam dos seus serviços.
A Prefeitura ainda informa que tem prestado apoio e solidariedade a todos os idosos que vivem no Lar dos Velhinhos e também àqueles que são atendidos pelo poder público. Atualmente, a Prefeitura conta com 130 vagas disponibilizadas para o atendimento de idosos no município, decorrentes de chamamento público realizado há cinco anos.
A Smads acompanha o processo por meio da Comissão de Monitoramento e Avaliação, e também pelo setor de Gestão de Fundos da Smads, que verifica os dados de atendimento, além do departamento de Proteção Social Especial, que se reúne periodicamente com a equipe de trabalho do Lar dos Velhinhos”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA