A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal, informa que Piracicaba registrou hoje, 23/08, os primeiros casos da variante Delta (AY.4) da Covid-19. No total são seis confirmações: dois homens e quatro mulheres, das idades de 10, 16, 41, 51, 52 e 74 anos. Todos estão sendo monitorados e não houve óbito. A Pasta informa, também, que destes casos, dois estão vacinados com 1ª dose de AstraZeneca, um vacinado com dose única (Janssen) e um vacinado com as duas doses da Coronavac/Butantan e dois não foram vacinados por terem menos de 18 anos.

Neste momento, como já é rotina nos casos de Covid-19, a Vigilância Epidemiológica faz a verificação dos históricos destes pacientes para monitorar os casos e atuar de forma preventiva e evitar a transmissão da doença. A VE reforça que os casos são recentes, cujos exames foram coletados entre 8 e 13 de agosto e os resultados divulgados hoje (23/08) pelo Centro de Genômica Funcional do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP, que integra a rede de sequenciamento de SARS-CoV-2 do Instituto Butantã. No momento, não há novos casos suspeitos para esta variante.

A Secretaria reforça, ainda, que a variante Delta (AY.4) tem maior perfil de transmissibilidade, porém, não tem apresentado aumento na letalidade ou gravidade dos casos. Mesmo assim, a pasta pede que a população siga tomando os cuidados necessários como o uso de máscara, álcool em gel, bem como evitar aglomerações.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.