Acervo da Pinacoteca Municipal Pimental Jr. recebeu recursos estaduais para recuperação

Vivian Guilherme

Acervo da Pinacoteca Municipal Pimental Jr. recebeu recursos estaduais para  recuperação
Acervo da Pinacoteca Municipal Pimental Jr. recebeu recursos estaduais para recuperação

A Pinacoteca Municipal Pimentel Jr. foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural (Proac), por meio do edital “Concurso de apoio a projetos de preservação de acervos museológicos no Estado de São Paulo”. O programa traz investimento de R$ 110 mil do Governo do Estado para catalogação, informatização, preservação e higienização do acervo.

Ilidia Maria Faneco, analista cultural da Secretaria Municipal de Cultura, é quem atua na promoção e organização do acervo da Pinacoteca desde 2006. Ela explica que a execução do projeto acontece ao longo deste ano, sendo que algumas ações já tiveram início.

“A aprovação do projeto no Edital Proac é de extrema importância, visto tratar-se de um acervo crescente, cuja ampliação se dá continuamente e que necessita de constantes cuidados. Uma vez implantado o projeto, certamente as possibilidades de articulações da instituição serão ampliadas de forma expressiva, protegendo o patrimônio, assegurando abrangências e ganhos sociais mais efetivos e capazes de alcançar maior visibilidade”, comenta a analista.

Além dos processos de catalogação, informatização, preservação e higienização do acervo, ainda dentro das atividades está prevista uma exposição com um conjunto de obras já tratadas e selecionadas pela equipe do projeto. A exposição será inaugurada no Casarão da Cultura, no dia 29 de setembro, às 20 horas, e apresentará uma sala sensorial para público de baixa visão e deficientes. Maquetes táteis representando três obras do acervo, textos e etiquetas em braile.

O projeto foi elaborado por uma equipe técnica formada por Ilidia, a conservadora e restauradora Daisy Estrá e Diná Terezinha Camarinha Queiroz Jobst, na função de museóloga responsável.

A Pinacoteca Municipal Pimentel Jr. possui um acervo eclético constituído por pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, esculturas e demais objetos de arte que percorrem os mais diversos gêneros e movimentos artísticos, desde a arte acadêmica até as novas tendências contemporâneas, e expressam a utilização de diferentes técnicas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.