O pilates é um sistema de exercícios que coordena os movimentos dos músculos com a respiração. Além de fortalecer a musculatura da coluna, promove o alongamento dos músculos, melhorando a postura.

É um exercício que qualquer pessoa pode fazer. Crianças, adultos e idosos se beneficiam com a sua prática. A instrutora de pilates, Vivian Baciga, reforça as vantagens, especialmente para a terceira idade.

“A atividade promove o alívio de dores, melhora a coordenação motora, a flexibilidade, fortalece a musculatura, ajuda a prevenir a incontinência urinária, entre outros pontos positivos”, destaca a instrutora.

Atividades rotineiras que, por algum fator, passam a ser dificultosas, como pentear o cabelo ou estender a roupa no varal, podem ser retomadas a partir das sessões de exercícios. “Conforme a queixa do idoso, conseguimos trabalhar esses pontos para dar melhor qualidade de vida a ele”, reforça Vivian. “Trata-se de uma atividade sem contraindicação. Qualquer pessoa pode praticá-la”, completa.

No pilates, um fator fundamental é a concentração. “Segundo Joseph Pilates, inventor do método, a concentração é um dos princípios da atividade. Não importa a quantidade de exercícios, e sim a qualidade. Neste sentido, é a mente que esculpe o nosso corpo, por isso é importante a concentração no processo de execução, aliando corpo e mente”, explica Vivian.

Outro detalhe importante é o trabalho de respiração, que vai ajudar na melhora da incontinência urinária, tão comum entre idosos. “Nas aulas, exercitamos muito a respiração e a contração de abdômen. Por meio de um exercício simples, trabalha-se a musculatura profunda do abdômen e do assoalho pélvico, colaborando para controlar o distúrbio”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA