Na manhã desse sábado (15 fevereiro 2020), o fluxo contínuo de água bruta da estação de captação do Ribeirão Claro, que leva água para a ETA 1, foi interrompido por um pico de energia na rede elétrica da cidade.

Com o desligamento não programado das bombas de recalque da estação, a adutora de captação sofreu forte impacto devido à contrapressão da água no momento em que as bombas foram religadas, causando rompimento dessa adutora de 450 milímetros que faz a captação da água bruta do Ribeirão Claro para a Estação de Tratamento de Água (ETA 1).

O rompimento da adutora pode causar baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros Bela Vista, Cidade Nova, Vila Alemã, Santa Cruz, Santana, Centro, Cidade Jardim, Saúde, Copacabana, Bairro do Estádio, Cidade Claret, Vila do Rádio, Jd. Inocoop, Jd. Mirassol, Jd. Novo, Jd. Anhanguera, Jd. Kennedy, Jd. Donângela, Jd. Conduta, Jd. do Trevo, Jd. Nova Veneza, Vila Operária, Vila Paulista, Vila Santo Antonio, Vila Indaiá, Vila Aparecida, Vila do Horto, Consolação, Parque Flórida, São Benedito, Itapuã, bairro Olímpico e Porto Fino.

O Daae segue trabalhando tanto no reparo da adutora como em manobra da água para manter o abastecimento aos bairros da ETA 1. De acordo com a equipe de manutenção da autarquia, trata-se de um serviço de alta complexidade que demanda tempo e muito trabalho dos funcionários.

Por isso, a previsão inicial de término do serviço é para domingo (16). Nesse período, o Daae orienta que os consumidores façam uso racional da água e reforça a importância de os moradores terem caixa d’água em seus imóveis, já que durante os serviços de manutenção, os imóveis que possuem caixa d’água não sofrem com eventual falta d’água, quando usada racionalmente, reduzindo os transtornos em casos de interrupção no fornecimento.

“Estamos trabalhando intensamente desde o rompimento da adutora para sanar o problema e restabelecer o total abastecimento nos bairros afetados”, comenta o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.

O Daae informa ainda que ao restabelecer o abastecimento após a conclusão dos reparos, há um aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede, o que pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está apenas cheia de ar, podendo ser consumida normalmente.

A normalização da pressão e o abastecimento serão restabelecidos aos poucos e serão realizadas descargas na rede. Poderá haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae, pelo telefone 0800-505-5200.

Trânsito

O rompimento aconteceu na rotatória da Avenida Nossa Senhora da Saúde, com a Avenida Ulisses Guimarães, em frente a uma marmoraria. Por isso, a orientação é para que o munícipe redobre a atenção e os cuidados, e evite transitar nas proximidades, procurando rotas alternativas para diminuir riscos de acidentes e evitar que o trânsito fique carregado.

“Agradecemos o apoio da Guarda Civil, que prontamente atendeu nosso pedido para auxiliar o trânsito no local”, acrescenta Bortolotti.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.