Laura Tesseti

O prédio passou por diversas melhorias e segundo nota encaminhada pela prefeitura, após questionada sobre o assunto, nos próximos meses as atividades começam a acontecer na Philarmônica
O prédio passou por diversas melhorias e segundo nota encaminhada pela prefeitura, após questionada sobre o assunto, nos próximos meses as atividades começam a acontecer na Philarmônica

Com o intuito de revitalizar e preservar um dos patrimônios culturais e arquitetônicos do centro histórico de Rio Claro, a Prefeitura Municipal firmou parceria por 30 anos com a diretoria da Sociedade Philarmônica Rio-clarense.

As obras começaram em janeiro deste ano, mês em que o acordo foi firmado entre as partes e estão sendo realizadas por servidores públicos. Questionada sobre as obras, a Prefeitura informa que as melhorias incluem recuperação do assoalho no salão de entrada e na pista de dança, pintura das paredes, troca de portas e janelas, substituição de calhas, consertos nas redes hidráulica e elétrica e também reparos no telhado, entre outras melhorias. Tudo mantendo as características originais do prédio. Em nota, o poder público ressalta que a grande maioria desses serviços já foi realizada. A iluminação em frente à Philarmônica também recebe melhorias, com a substituição das lâmpadas.

ATIVIDADES

A agenda de atividades fica por conta da Secretaria de Cultura do município e algumas definições ainda estão sendo feitas para a reabertura do prédio.

Segundo informações de Renê Mainardi, que integra a Secretaria de Cultura, tudo está sendo analisado da melhor maneira. “Estamos montando a grade junto a segmentos artísticos do município, pois iremos buscar atender todos da arte e da cultura. As atividades serão gratuitas”, explica.

A Prefeitura ainda esclarece que a ideia central do projeto é utilizar o local como polo artístico e cultural no centro da cidade, reforçando a estrutura do município nesse setor. “A prefeitura e a Philarmônica estão estabelecendo uma agenda de compartilhamento do espaço, de maneira que possam desenvolver as atividades próprias de cada entidade”, explica a nota.

Em troca do compartilhamento, a prefeitura de Rio Claro amortiza gradualmente uma dívida de R$ 700 mil que a entidade acumulou com o município. A Sociedade Philarmônica Rio-clarense fica no prédio localizado na Rua 5, esquina da Avenida 5, na região central.

A Secretaria de Cultura terá uma sala dentro do prédio revitalizado da Philarmônica. As atividades atenderão diversos segmentos, como música, dança, teatro, cinema, oficinas culturais, exposições, entre outras atividades relacionadas ao mundo da cultura, todas gratuitamente, segundo Prefeitura Municipal.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.