Ramon Rossi

Não estranhe se, na próxima vez que for a um hospital de Araras, você encontrar um visitante diferente por lá. É que a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que permite a entrada de animais de estimação em hospitais do município para visitar pacientes internados.

De acordo com o documento aprovado na última sessão camarária e que o JC teve acesso, a presença do animal no estabelecimento de saúde se dará mediante a solicitação e autorização do médico responsável pelo paciente. O animal terá que estar com a vacinação em dia e com laudos que atestam as boas condições de saúde e de higiene.

A lei dispõe, ainda, que hospitais criem normas e procedimentos próprios para organizar o tempo e o local de permanência do animal com o paciente. Uma comissão formada por infectologista é quem autorizará a entrada do bichinho, que deverá estar em recipiente ou caixa adequada. No caso de cães e gatos, eles deverão estar com coleiras e se necessário com enforcador e focinheira.

Segundo os autores da propositura, Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), Jackson de Jesus (PROS), Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB) e Deise Aparecida Olimpio de Oliveira (PSC), que está de licença maternidade, a convivência do paciente com o animal é uma forma de contribuir com a recuperação do doente.

“Muitos animais de estimação, são considerados membros efetivos da família, por isso, a visita do animal no hospital levará conforto ao paciente”, explica a vereadora Regina Corrochel.

Para o vereador Jackson de Jesus, “o convívio do paciente com o animal traz alegria e bem-estar aos pacientes”, comenta. A vereadora Anete Casagrande destaca que “o intuito é levar a inclusão da política de humanização do atendimento prestado com o auxílio de animais de estimação”, pondera.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.