Litro da gasolina na bomba em Rio Claro custa, em média, R$ 3,30 segundo pesquisa da ANP (foto Marcelo Camargo/ABr)

Agência Brasil

Desde o primeiro minuto deste sábado (15), os preços da gasolina e do diesel estão 3,2% e 2,7%, respectivamente, mais baratos na porta das refinarias de todo o País. A decisão foi anunciada na sexta-feira (14) pela Petrobras, que mudou a política de preços para os derivados que vigorava há cerca de uma década. Com a diminuição de preços, nos postos de combustíveis o diesel deverá cair em média 1,8% e a gasolina 1,4%, em ambos os casos uma queda de R$ 0,05 por litro.

A nova política, que também passa a vigorar a partir de hoje, terá como base os preços de commodities praticados no mercado internacional e avaliações mensais para reajustes ou não dos preços dos combustíveis para cima ou para baixo, dependendo da oscilação do preço dos produtos no mercado global.

Para pôr em prática essa nova política, a Petrobras criou o Grupo Executivo de Mercado e Preços, que, já em sua primeira reunião, decidiu pela redução ontem anunciada. Segundo a assessoria da Petrobras, essa é a primeira vez que a redução de preços dos derivados ocorre desde junho de 2009, quando o diesel caiu 15% e a gasolina, 4,5%. Ao abrir a entrevista, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse que o impacto da decisão nas bombas de todo o país vai depender das redes de distribuição e dos donos dos postos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.