Rio Claro amplia nesta quinta-feira (10) o público-alvo da campanha de vacinação contra a Covid. Começam a ser vacinadas as pessoas com 53 anos e a faixa etária para profissionais de educação serem vacinados baixou para 18 anos. Também passam a ser atendidas pessoas com deficiência permanente que não recebem o benefício de prestação continuada (BPC).

O atendimento será das 8 às 15 horas no Centro Cultural e na Faculdade Anhanguera e, em horários diferenciados nos três pontos de drive-thru. Todos que forem ser vacinados devem levar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência em Rio Claro. As pessoas com deficiência permanente devem apresentar também laudo médico ou resultado de perícia médica. Para os profissionais da educação é obrigatório comprovante com QRCode.

Antes de procurar o posto de vacinação, o profissional de educação acessa o site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao para ter o seu pré-cadastro, que passa por um processo de análise da Secretaria Municipal da Educação e precisa ser validado pela escola onde trabalha, conforme critérios definidos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O profissional recebe, então, em seu email o Comprovante Vacina Já Educação. Este documento comprova a elegibilidade para a vacinação e terá um QRCode para verificação de autenticidade.

Os demais grupos continuam sendo vacinados. As pessoas com comorbidade a partir de 18 anos devem apresentar declaração/relatório médico comprovando e indicando a comorbidade, sendo que para hipertensão, diabetes e problemas cardíacos também é aceito receituário médico indicando uso contínuo do medicamento.

Gestantes e puérperas com 18 anos ou mais também podem ser vacinadas. Para as puérperas é necessário apresentar certidão de nascimento da criança, comprovando parto em até 45 dias, e para as gestantes o cartão de pré-natal.

A vacinação contra a Covid continua para pessoas com 54 anos ou mais; pessoas a partir de 18 anos com síndrome de Down; transplantados imunossuprimidos, também com mais de 18 anos; e pacientes maiores de 18 anos em terapia renal substitutiva (diálise). Os transplantados devem apresentar declaração médica ou comprovante de que foram atendidos em ambulatório de transplantados. Quem faz diálise deve apresentar relatório do centro de diálise.

A aplicação de segundas doses nesta quinta-feira (10) será para as pessoas que tomaram a vacina Oxford/AstraZeneca até 19 de março e em quem recebeu a Coronavac/Butantan até 13 de maio. Para a segunda dose, além dos documentos pessoais, é necessário apresentar o comprovante da primeira dose.

Das 8 ao meio-dia, a equipe do Santa Filomena atende em drive-thru no Shopping Rio Claro, na Av. Conde Francisco Matarazzo Junior. No mesmo horário, os profissionais do São Rafael estão no pronto atendimento, na Rua 1 entre as avenidas 15 e 19. Já a equipe da Unimed atende das 8 às 13 horas na Rua 12 entre as avenidas 14 e 12 (prédio da antiga empresa Alexandre Junior).

Para agilizar o atendimento, é importante que as pessoas, antes de irem ao posto de vacinação façam o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.