Antonio Archangelo

Dando sequência ao ofício de informar o leitor e o rio-clarense, o Jornal Cidade divulga na quinta-feira, 22 de setembro, a pesquisa eleitoral de intenções de voto para os candidatos a vereador de Rio Claro. Encomendada pelo Jornal Cidade, a pesquisa registrada no TSE sob nº SP-01670/2016 foi realizada entre os dias 10 e 14 de setembro, sendo entrevistados 710 eleitores de Rio Claro. O intervalo de confiança é de 95%.

De acordo com dados do TSE, são 428 candidatos que pleitearam a candidatura para a eleição proporcional em Rio Claro, sendo que seis renunciaram antes do pleito. O eleitor elegerá neste ano 19 vereadores para comporem a Câmara de Vereadores. No entanto, com uma regra adicional, para evitar os candidatos que pegam carona com os “puxadores de votos”.

Neste pleito, pela primeira vez, para chegar à Câmara Municipal, seu resultado nas urnas precisa ser de, no mínimo, 10% do quociente eleitoral. O quociente é formado pelo total de votos válidos dividido pela quantidade de cadeiras na Câmara. A regra visa evitar a eleição de candidatos pouco votados. Caso o candidato não alcance o mínimo, a vaga será redistribuída a outros partidos ou coligações. As mudanças fizeram parte da chamada minirreforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Daae faz reparo emergencial de rede em Ajapi

Adolescente recebe ajuda após ficar perdido

Rio Claro abre centro de informações sobre dengue