O temporal de 60,4 mm que atingiu Rio Claro na tarde da última quinta-feira (7) foi suficiente para dar dor de cabeça para muitos motoristas. Com a enxurrada, muitos que estavam no trânsito no momento da chuva acabaram perdendo a placa dos seus carros. Em um grupo nas redes sociais, dezenas de condutores pediam ajuda para localizar o equipamento.

O JC entrou em contato com Detran.SP para saber: o que deve ser feito quando um cidadão sofre esse tipo de ocorrência? Em caso de encontrar a placa perdida, o motorista deve levá-la até o posto de lacração local para que um profissional verifique se ela poderá ser reutilizada sem custos. Em caso negativo, a pessoa deve entregar a placa para descarte.

Para solicitar a 2ª via da placa do veículo em caso de perda ou dano, ou mesmo por roubo ou furto, o cidadão deve submeter o veículo à vistoria de identificação veicular em uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV). Se apenas a placa dianteira tiver sido subtraída, não há necessidade da vistoria. Se a placa traseira não estiver em conformidade com o novo modelo de placas e lacres, ambas devem ser trocadas.

O motorista deverá pagar a taxa de R$ 125,53 – para o par de placas de automóveis, de R$ 83,03 apenas para a placa dianteira de automóveis – nos bancos, por meio do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

O condutor também deve comparecer à unidade do Detran.SP com o requerimento de segunda via de placa (o formulário pode ser obtido no portal do Detran.SP, na área de veículos: www.detran.sp.gov.br) e com os originais e cópias simples do laudo de vistoria, comprovante de pagamento, documento de identidade com foto (como RG ou CNH), CPF e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), frente e verso; na data informada pela unidade, levar o veículo para ser reemplacado no posto de lacração local, que em Rio Claro fica na Rua 13, esquina com Avenida 5, no Centro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.