O projeto de lei teve pedido de vista aprovado por 15 dias. Até aí, cada vereador terá um assessor, segundo líder da casa, André Godoy

Carine Corrêa

O projeto de lei teve pedido de vista aprovado por 15 dias. Até aí, cada vereador terá um assessor, segundo líder da casa, André Godoy
O projeto de lei teve pedido de vista aprovado por 15 dias. Até aí, cada vereador terá um assessor, segundo líder da casa, André Godoy

O projeto de lei nº 01/2017, que prevê o aumento de comissionados na Câmara Municipal de Rio Claro, foi adiado. Os vereadores que se opuseram ao pedido de vista foram Carol Gomes (PSDB), Geraldo Voluntário (Democratas), Júlio Lopes (PP) e Val Demarchi (DEM), além da vereadora Maria do Carmo Guilherme (PMDB), que já manifestou ser favorável ao projeto que cria cargos no Legislativo.

“Não vai adiantar resolver uma coisa lá na frente. Cada um defende o que acredita. Eu sou contra em virtude da crise financeira, estamos indo na contramão do Poder Executivo. É preciso ter coerência. A administração anunciou que irá parcelar o pagamento do funcionalismo público, a crise está posta”, defendeu a tucana Carol Gomes.

Um assessor para cada parlamentar

Presidente da Câmara Municipal, André Godoy (DEM) não vota na maioria dos projetos, com exceções conforme prevê o regimento interno. “Fizemos a exoneração de todos os diretores da Câmara e dos assessores da Mesa da outra legislatura. Os assessores que estavam com vereadores reeleitos se mantiveram. Dos 24 cargos aprovados, designar apenas um assessor para cada vereador”, disse.

“Sou totalmente contra gastos, mas entendo que é preciso ser regulamentado o número de assessores à atual legislatura. O que vai ser votado é a regulamentação. Votei a favor do pedido de vista pois quero estudar mais o projeto. Sou contra o aumento de gastos, mas favorável à regulamentação de cargos existentes”, disse o parlamentar Rogério Guedes (PSB).

“Acredito que nós, novos vereadores, estamos sendo prejudicados pela incapacidade e inércia da legislatura anterior, pois aumentaram o número de cadeiras sem dar estrutura e condições de trabalho”, afirmou o democrata Seron do Proerd.

“Votei contra o pedido de vista por entender que deveria ir para votação. Quanto ao objeto do projeto da lei complementar, me posiciono contra e respeito a posição dos vereadores que são favoráveis. Se o projeto de lei for aprovado, me comprometo a nomear em meu gabinete dois cargos. Esse meu posicionamento vai ao encontro da atitude do Executivo, que diminuiu o número de cargos, por isso sou favorável a diminuir de três para dois os cargos dos gabinetes, sempre respeitando as posições contrárias à minha”, comentou Val Demarchi (DEM).

O projeto de lei teve pedido de vista aprovado por 15 dias. Até aí, cada vereador terá um assessor.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.