Foto: Neander Heringer/Fábrica SEC

Mais de 2 mil apaixonados por bikes invadiram as ruas e avenidas de Rio Claro (SP) no último domingo (26), durante a realização da primeira edição do Pedala Tour no município. O evento – que conta com patrocínio da Whirlpool – atraiu crianças, jovens, adultos e idosos de diversas cidades da região.

Na arena de concentração, instalada em frente ao Aeroclube, na Avenida Presidente Kennedy, os inscritos começaram a retirar os kits com camiseta, boné, squeeze e sacochila a partir das 6h. Frutas, água e isotônicos estiveram à disposição dos participantes durante todo o evento. O passeio teve início pontualmente às 9h e durou uma hora. O trajeto percorrido foi de 10 quilômetros pela área urbana do município.

No espaço destinado à Saúde, instalado na arena, cerca de 65 pessoas foram atendidas. “Foram realizadas mais de 60 massagens de curta duração (quick massage) e 32 atendimentos na avaliação física, que contou com aferição de pressão, glicose e bioimpedância”, afirma o organizador do evento, Bruno Wellington.

Bruno explica ainda que as massagens oferecidas gratuitamente aos participantes têm como meta melhorar o rendimento nos exercícios, além de aliviar e prevenir dores musculares, melhorar a postura, aumentar a flexibilidade e estimular a circulação sanguínea. “Essa é mais uma forma que encontramos de promover o bem-estar durante o evento”, ressalta.

Na Oficina de Bike, que ofereceu serviços de manutenção para as bicicletas dos participantes, foram realizados cerca de 50 atendimentos para calibragem de pneu, ajuste de marchas e altura de selim e conserto de câmaras furadas.

No trajeto, as milhares de bikes – lideradas por um minitrio elétrico – agitaram a manhã de domingo e mudaram a rotina dos trechos por onde passaram. Quem não participou do evento parou para ver a passagem dos ciclistas em vários pontos da cidade.

O Pedala Tour é uma realização do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Esportes, do Ministério da Cidadania, e do Paulínia Racing Bicicross. O evento tem o apoio institucional da Prefeitura de Rio Claro e patrocínio da Whirlpool.

Qualidade de vida e bem-estar

O Pedala Tour 2022 tem como objetivo incentivar a prática de exercícios físicos e de hábitos que resultem em bem-estar e melhorias na qualidade de vida dos participantes, associando o esporte ao lazer e entretenimento saudável.

O evento também tem como foco conscientizar os cidadãos quanto ao uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte sustentável, que não gera poluição.

Com metas que vão ao encontro da Agenda 2030, o Pedala Tour estimula ações relacionadas aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

ODS 3 – Saúde de qualidade – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

ODS 13 – Combate às Mudanças Climáticas – Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

Fotos

As fotos do evento estão disponíveis nas redes sociais do Pedala Tour. Facebook e Instagram: @pedalatour.com.br

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA