Imagem ilustrativa

As praças de arrecadação da Eixo-SP passam a operar integralmente com o sistema de fiscalização eletrônica de velocidade nas pistas mistas e automáticas de cobrança. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) homologou o equipamento metrológico que entrou em operação na última segunda (25) na unidade de Itirapina, no km 217 da SP 310 – Rodovia Washington Luís.

Os equipamentos autuam veículos que excedem a velocidade regulamentada nos perímetros das praças de arrecadação, de 40 km/h. A instalação das lombadas eletrônicas é uma exigência do contrato de concessão firmado com o Governo do Estado, sob fiscalização da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), e tem foco na segurança dos condutores que utilizam esse sistema de pagamento e também dos colaboradores que atuam nas praças de pedágios.

O superintendente de Operações da Eixo SP, Rogério Rodrigues, explicou que a concessionária não atua na fiscalização ou aplicação de multas. “Neste caso está previsto no contrato de concessão que a concessionária instale e mantenha em condições de operação os equipamentos pertinentes. Já a autuação do condutor e gestão das multas são de responsabilidade do DER”, informou.

A velocidade máxima permitida para essa passagem visa coibir excessos e, assim, evitar colisões traseiras durante a passagem e até choques contra a própria cabine da praça de pedágio

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.