Projeto de lei complementar nº 150/2015, que institui o Plano Diretor de Desenvolvimento do município de Rio Claro (PD), foi aprovado em primeira discussão pela maioria dos parlamentares. Votaram contrários à propositura em 1ª votação os vereadores pastor Anderson (PMDB), Luciano Bonsucesso (PR), Thiago Yamamoto (PSB) e Yves Carbinatti (PPS). Tentou-se um pedido de vistas de sete dias para adiar a votação do Plano Diretor apresentado por Luciano Bonsucesso, Anderson e Yves, mas foi derrubado. O pedido gerou embate entre pastor Anderson e Val Demarchi. A justificativa do pedido de vistas é para população ter acesso às emendas, principalmente tendo em vista do que foi disponibilizado pela população, apenas uma mancha dos mapas. Na última sexta-feira os mapas coloridos via CD deram entrada na Casa. Duvido que alguém conseguiu se debruçar e estudar o que muda ou não dentro dessas emendas. Encaminho o pedido de vistas para ser mais transparente. Sugiro que os mapas sejam apresentados na nossa casa ou até mesmo aqui no telão, defendeu Anderson Anderson Christofoletti. Luciano endossou o pedido do peemedebista. Entendo a preocupação dos nobres vereadores, mas puxou pela memória e eu, como vereador, recebi ofício da presidência e nós fizemos quatro reuniões a respeito do Plano Diretor, pastor Anderson, e salvo engano o Sr. não participou de nenhuma. Foi feita uma reunião com o técnico a respeito das emendas, inclusive essas emendas, 90% na verdade são emendas da legislatura passada, que foram aprovadas em audiência pública, portanto, nobre vereador, o Sr. me desculpe, falta interesse da sua parte e foram ticadas emenda por emenda. Estamos no final do ano e esse Plano está na Casa há 11 meses, retrucou Val. Julinho Lopes (PP) também mencionou que as emendas são antigas e ainda lembrou que as emendas apresentadas neste ano estavam na Casa. O presidente André Godoy (DEM) fez uma ressalva e lembrou o pedido de vistas de 60 dias que foi aprovado na última votação do projeto do PD, em razão da recomendação do Ministério Público. “Nossa intenção de votação era 7 de outubro”, frisou.

Emendas em bloco

Yves, Rafael Andreeta e Carol Gomes posicionaram-se contrários à votação das emendas em bloco. “Essa emenda da zona rural vai ficar em segunda discussão como emenda em separado”, aproveitou para esclarecer a vereadora Maria do Carmo. Assim como Maria, Hernani afirmou que a emenda que está sendo contestada pelos moradores do Bairro dos Lopes não irá prejudicar a comunidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.