Operação da Gaeco cumpriu cinco mandados de prisão. Ação contou com o apoio da equipe da Polícia Civil de Rio Claro

Da Redação

Operação da Gaeco cumpriu cinco mandados de prisão. Ação contou com o apoio da equipe da Polícia Civil de Rio Claro
Operação da Gaeco cumpriu cinco mandados de prisão. Ação contou com o apoio da equipe da Polícia Civil de Rio Claro

Uma operação do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) prendeu uma pessoa em Rio Claro na madrugada dessa segunda-feira, dia 1º de dezembro. De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério Público do Estado de São Paulo, “essa ação é sequência da operação que há cerca de um mês cumpriu mandados de prisão em Americana, Limeira e Piracicaba contra membros do PCC”, diz a nota encaminhada à redação.

Foram expedidos pela Justiça dez mandados de prisão e doze mandados de busca e apreensão (estes para Rio Claro, Santa Gertrudes e São Paulo). Desses foram cumpridos 5 mandados de prisão, sendo um em Rio Claro, um em Santa Gertrudes e três contra pessoas que já estavam presas. O MP informou que cinco ainda continuam foragidas.

Foram apreendidos também na operação do Gaeco 4 carros e 1 moto suspeitos de serem clonados, material químico para fabricação de drogas, documentos e celulares.

Julho

No dia 21 de julho, o Gaeco e a Polícia Militar realizaram em Rio Claro uma operação de combate aos crimes de furto e roubo de veículos. Na época, a operação foi comandada pelo Comando de Policiamento do Interior-9 (CPI-9) e contou com a participação de todos os batalhões a ele subordinados.

A ação foi um dos primeiros trabalhos do novo comando, sob gestão do coronel PM Humberto Gouvêa Figueiredo. “A operação é fruto da integração entre o Ministério Público, representado pelo GAECO e a Polícia Militar, na figura dos Batalhões do CPI-9. Os resultados alcançados representam um duro golpe aos criminosos que atuam na região furtando e roubando carros, bem como falsificando documentos. As ações de hoje possibilitarão a instauração de ação penal em face de pessoas que contribuíam para o aumento dos índices criminais na região de Piracicaba. Certamente teremos diminuição dos índices em decorrência da intervenção da PM e do MP”, disse em entrevista ao Jornal Cidade na oportunidade.

Na ocasião, o promotor do Gaeco, André Luiz Brandão, informou que os detidos foram ouvidos logo em seguida. “Os criminosos que foram encaminhados aos Centros de Detenção Provisória de Itirapina e Piracicaba foram ouvidos no dia 23. Aqueles que foram levados para Campinas e Sorocaba foram ouvidos pela Justiça nessa quinta”, disse.

Naquela operação e na região, ele informou que foram vinte pessoas presas. Dez deste grupo eram de Rio Claro, e um rio-clarense foi preso pelas autoridades em Sorocaba. As investigações foram iniciadas há um ano e os núcleos identificados em cada cidade tinham ligação entre si. “Todos os elementos que integram esses núcleos serão denunciados por comporem uma organização criminosa”, informou André Brandão. A operação prendeu também um advogado em Campinas, que fornecia documentos falsificados.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.