Posto de Atendimento ao Trabalhador de Rio Claro fica na Avenida 3, entre ruas 5 e 6, Centro

Ednéia Silva

A crise econômica que atingiu o Brasil em 2015 refletiu no mercado de trabalho, aumentando o desemprego. Em Rio Claro, a busca por vagas também foi maior que a oferta. Diante das dificuldades, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) criou alguns serviços com objetivo de auxiliar o cidadão na hora de conseguir uma vaga, como a elaboração de currículos e orientação de como se comportar nas entrevistas.

O assunto foi discutido pelo diretor do PAT de Rio Claro, Sérgio Santoro, no programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan News dessa segunda-feira (4). De acordo com ele, o serviço foi criado porque muita gente não sabe como fazer um bom currículo ou como proceder nas entrevistas. Uma equipe foi criada para suprir essas deficiências.

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Rio Claro fica na Avenida 3, entre ruas 5 e 6, Centro
Posto de Atendimento ao Trabalhador de Rio Claro fica na Avenida 3, entre ruas 5 e 6, Centro

Outro serviço criado pelo PAT foi a assistência jurídica gratuita, que oferece orientação sobre contrato de trabalho, rescisões, entre outros temas. O serviço atende uma média de 10 pessoas por dia. Santoro comenta que o PAT atua na intermediação para a contratação de profissionais. As empresas e os trabalhadores se cadastram no posto que intermedia o contato entre eles.

O diretor comenta que a crise causou uma diminuição na oferta de vagas e aumento da demanda. Mesmo assim, o PAT conseguiu subir a média diária de vagas disponíveis de 35 para 100 e isso vem sendo mantido. Santoro explica que o PAT tem uma equipe que faz a captação dessas vagas. Elas contatam as empresas e oferecem o serviço do PAT, que é gratuito.

Em nove meses à frente do PAT, Santoro comenta que as três maiores dificuldades encontradas foram o atendimento ao primeiro emprego, aos deficientes físicos e pessoas com mais de 50 anos. Segundo ele, as empresas não querem contratar pessoas sem experiência, mas ressalta que se eles não forem contratados não terão experiência. Por isso, a partir deste mês o PAT está fazendo um cadastro específico para trabalhadores sem experiência. A ideia é incentivar a contratação dessas pessoas.

Santoro também falou da criação do Instituto de Defesa do Consumidor de Rio Claro (Defcon), presidido por ele. A ONG oferece os mesmos serviços realizados pelo Procon. O atendimento é gratuito. Hoje, o instituto atende uma média de dez pessoas por dia. O serviço funciona na Avenida 11, número 831, entre as ruas 8 e 9. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. O telefone é (19) 3617-3651.

Para ouvir a entrevista na íntegra basta clicar no player abaixo. 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.