A bicicleta já foi um dos principais meios de transporte e uma parte significativa das pessoas ainda gosta de realizar passeios

Favari Filho

Passear de bicicleta é uma maneira saudável de cuidar da saúde, pois o exercício trabalha os grandes grupos musculares das pernas e ainda estimula a contração do abdômen por exigir uma postura ereta do usuário. O veículo de duas rodas já foi um dos principais meios de transporte do mundo e uma parte significativa das pessoas ainda gosta de realizar passeios com familiares e amigos.

É o caso do evento ciclístico organizado pela Sport Bike há mais ou menos dez anos. Os amantes da bicicleta se encontram todas as terças e quintas-feiras para um descontraído passeio pela Cidade Azul. Para participar, não é necessário fazer inscrição, porém é obrigatório o uso de capacete de segurança. Nesta quinta-feira (15), a saída acontece em frente à loja de bicicletas, às 19h30, na esquina da Rua 9 com Avenida 9. O trajeto soma algo entre 25 e 30 quilômetros e conta com apoio de uma Kombi com água e frutas.

A bicicleta já foi um dos principais meios de transporte e uma parte significativa das pessoas ainda gosta de realizar passeios
A bicicleta já foi um dos principais meios de transporte e uma parte significativa das pessoas ainda gosta de realizar passeios (Foto: Gigio Bastos)

O Jornal Cidade conversou com Adão Apolinário, um dos organizadores e proprietário do estabelecimento comercial, que revelou que já existia um passeio anteriormente realizado apenas às terças-feiras e que, por intermédio de clientes entusiastas, nasceu a ideia de pedalar também às quintas-feiras e aos fins de semana pelo menos uma ou duas vezes a cada mês.

Quanto ao percurso, Apolinário pontuou que foi mudando com o tempo, pois, no início, era somente um passeio urbano, contudo agora há também as trilhas nas quais, aliás, é necessário que as bicicletas contem com faróis. O ciclista enfatizou que os passeios de quinta não são para iniciantes, pois têm um ritmo um pouco mais acelerado e que o evento serve para estabelecer relações. “É muito bom para fazer novas amizades e, além de praticar o esporte, os participantes conhecem novos trajetos.”

O fotógrafo Gigio Bastos participa dos eventos ciclísticos do município e tem um grupo que pedala todos os dias da semana há mais ou menos um ano. Às quartas-feiras, realizam um passeio de 20 quilômetros para iniciantes em parceria da Báltico, que fornece estrutura necessária para a segurança, além da alimentação dos participantes. “Pedalar é saúde; é tudo muito seguro e participam pessoas de todas as idades. O pedal para mim é tudo de bom, quando não estou fotografando, saio com os amigos pelas trilhas. A bike, para mim, é superação, é paixão, assim com a fotografia e, quando consigo unir os dois, sinto-me totalmente realizado.”

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA