Moradores afirmaram que um radar móvel é colocado na extensão da via durante alguns dias

Lucas Calore

Moradores afirmaram que um radar móvel é colocado na extensão da via durante alguns dias
Moradores afirmaram que um radar móvel é colocado na extensão da via durante alguns dias

Que o trânsito de Rio Claro não é muito elogiável, muitos rio-clarenses sabem. O problema piora em vias de longa extensão, onde o perigo no tráfego é constante.

De janeiro a maio de 2016 foram registrados 502 boletins de ocorrência de lesão corporal por acidente de trânsito na Cidade Azul, de acordo com dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. No mesmo período do ano passado, o número chegou a 554.

Passarela do Samba

Situação semelhante acontece na Rua 3-A, na região do Jardim América. Já há alguns anos que a rua se transforma em “Passarela do Samba”, durante o Carnaval, entre as avenidas 50-A e 80-A. Um morador se queixou nas redes sociais: “Existiam lombadas, mas elas foram retiradas. Nós, moradores, testemunhamos diversos acidentes no trecho. O local apresenta necessidade urgente de semáforo”, disse.

A Prefeitura de Rio Claro retirou a lombada da via, que possui velocidade máxima permitida de até 50 km/h, entre as avenidas 64-A e 66-A, em janeiro de 2013. Questionada sobre projeto para colocação de novos semáforos no trecho, a administração municipal não retornou até o fechamento desta reportagem.

Inquérito Civil

No ano de 2010, a Promotoria de Justiça de Rio Claro, por meio do Ministério Público, instaurou um inquérito civil para apurar a abstenção de instalações de lombadas nas vias públicas da cidade, em desconformidade com o Código de Trânsito Brasileiro.

Caso não cumpra as obrigações estabelecidas, a administração municipal fica sujeita ao pagamento de uma multa.

Radar

Moradores ouvidos no local afirmaram que um radar móvel é colocado no meio da extensão da via durante alguns dias, e, assim, condutores têm um pouco de cautela.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.