Vivian Guilherme

Se as eleições fossem hoje, o candidato Rogério Pascon (PTB), que tenta a reeleição no município de Santa Gertrudes, seria eleito com 57,4% das intenções de voto. É o que aponta pesquisa encomendada pelo Jornal Cidade e realizada pela Limite Consultoria e Pesquisas de Marketing.

Nas intenções estimuladas de voto, os entrevistados responderam à pergunta: “Se a eleição para prefeito de Santa Gertrudes fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?”. O atual prefeito pontuou com 57,4%, seguido pelo candidato Gino da Farmácia (PPS) com 25,9% e Alex Sandro Mendonça (SD) com 1,3%. O índice de indecisos é de 9,2% e 6,2% dos entrevistados votariam em branco ou nulo.

Rogério Pascon tenta a reeleição trazendo como vice Glalson Chamon (PSDB). Lázaro Noé da Silva, mais conhecido como Gino da Farmácia, que já atuou no Legislativo da cidade, tem como vice Gustavo Bonfin (DEM). Alex Sandro Mendonça Pereira tenta pela primeira vez uma vaga ao Executivo, tendo como vice Lilia Costa (SD).

LIMITE/JC

Contratada pelo Jornal Cidade, a pesquisa registrada no TSE nº SP-00114/2016 foi realizada entre os dias 16 e 18 de setembro de 2016, sendo entrevistados 508 eleitores de Santa Gertrudes. A margem de erro é de 4,2% e intervalo de confiança de 95%. O estatístico responsável é Dênis Araújo dos Santos.

ESTRATOS

No índice estratificado, Rogério Pascon (PTB) chega a 67,8% das intenções de voto entre jovens de 16 a 24 anos. Entre as mulheres, o trabalhista tem 61,1% das intenções. A intenção de voto é maior na área 1, que compreende a região dos bairros Bom Sucesso e Jardim Luciana. Nos demais quesitos, como escolaridade e renda familiar, o candidato aparece equilibrado.

Gino da Farmácia (PPS) pontua bem entre os homens, com 30,5%. Entre os eleitores com faixa etária de 25 a 44 anos, ele pontua 28,2%. E entre os com maior nível de escolaridade, 26,9%. O candidato aparece bem mencionado com 36% na área 3, que compreende a região do bairro Santa Catarina e Centro.

O candidato Alex Sandro Mendonça Pereira (SD) pontua entre o público jovem com faixa etária entre 16 e 24 anos com 4,7%. Entre os homens 2% e entre os entrevistados com renda familiar superior a cinco salários mínimos – 3,2%. O candidato tem 2,2% das intenções de voto entre moradores da área 1.

ESPONTÂNEA

A Limite/JC também levantou as intenções de voto em relação à pesquisa espontânea – quando os nomes dos candidatos não são mostrados ao entrevistado. Nesta, o prefeito Rogério Pascon (PTB) tem 50% das intenções de voto do gertrudense. O candidato Gino da Farmácia (PPS) aparece com 20,2% das intenções. Alex, do Solidariedade, tem 0,2%. Brancos e nulos somam 5,1%; Indecisos são 24,5% dos entrevistados. A margem de erro é de 4,2% pontos percentuais para mais ou para menos.

REJEIÇÃO

Questionados sobre em qual desses candidatos o entrevistado não votaria de jeito nenhum para prefeito de Santa Gertrudes se as eleições fossem hoje, 43,8% disseram não votar em Alex Sandro Mendonça Pereira (SD). Na sequência está Rogério Pascon (PTB) com rejeição de 12,4% dos entrevistados e, por último, Gino da Farmácia (PPS) com 10,6%. Não rejeitam nenhum dos candidatos 16,1%. Apenas 2,4% dos entrevistados rejeitam todos os candidatos e 17,8% não responderam à pergunta.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.