Pascon e Silva são contra o aumento de vereadores

Ednéia Silva

Vereadores participam de sessão legislativa na Câmara Municipal de Santa Gertrudes

O aumento do número de vereadores nas Câmaras Municipais continua gerando debate em vários municípios. Em Rio Claro, a discussão está acirrada com posicionamentos contrários e favoráveis. Em Santa Gertrudes, o prefeito Rogério Pascon (PTB) é contra o aumento de cadeiras no Legislativo, assim como o vereador Marcelo Ferreira, presidente da Casa de Leis da cidade.

Em entrevista ao programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan nessa sexta-feira (10), Pascon deixou clara sua opinião sobre o tema. O prefeito é contra o aumento do número de vereadores. Santa Gertrudes tem hoje nove parlamentares e ele considera que esse número está de bom tamanho para a cidade que tem cerca de 25 mil habitantes.

Pascon destaca que no momento em que o Brasil discute a reforma política, não se pode aumentar o número de cargos políticos, ainda mais que o aumento da quantidade não representa aumentar a qualidade. Para ele, é preciso rever esse assunto porque muita coisa pode mudar com a reforma política.

No final da entrevista de Pascon, o presidente do PTB de Rio Claro, Tu Reginato, chegou ao estúdio da Rádio JP. Ele também é contra o aumento do número de vereadores. Para ele, não se deve apoiar a medida apenas pensando em ampliar as chances do partido em eleger um vereador. Reginato disse que com 12, 19 ou 21, o PTB terá chapa completa nas próximas eleições, inclusive com candidato a prefeito.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Gertrudes, vereador Marcelo Ferreira da Silva (PDT), se posicionou contra a medida. “A princípio, sou contra, principalmente, porque esse aumento do número de vereadores levaria a um acréscimo do custo operacional da Câmara. Entendo que, hoje, nove vereadores já são suficientes para atender ao nosso município”, avalia.

De acordo com ele, “o mais importante, primeiro, é ter a parte operacional funcionando efetivamente e, estando bem orientada, os vereadores terão todo suporte necessário para realizar um bom trabalho”. Também na entrevista, o prefeito Rogério Pascon falou sobre o início das obras de melhorias da Rodovia Constante Peruchi. A empresa que irá realizar o serviço alugou casa em Santa Gertrudes e já começou a marcação na rodovia. A Cerâmica Almeida cedeu espaço para que sejam guardadas as máquinas.

Pascon falou sobre a implantação de academias ao ar livre no município. Até agora foram instaladas cinco nos bairros Maria Ligia, Iporanga, Jardim Faxina, Santa Catarina e Parque Industrial (Vigorelli). Em breve os bairros Jequitibás e Jardim Paulista também vão receber academias. A população também pode utilizar a academia municipal no centro da cidade que hoje atende mais de 300 pessoas. A Prefeitura pretende implantar uma academia municipal no bairro Jequitibás, projeto previsto para o final deste ano ou para 2016.

O áudio completo com a entrevista de Pascon pode ser conferido no player abaixo.

Redação JC: