Vereadores participam de sessão legislativa na Câmara Municipal de Santa Gertrudes

Ednéia Silva

Vereadores participam de sessão legislativa na Câmara Municipal de Santa Gertrudes
Vereadores participam de sessão legislativa na Câmara Municipal de Santa Gertrudes

O aumento do número de vereadores nas Câmaras Municipais continua gerando debate em vários municípios. Em Rio Claro, a discussão está acirrada com posicionamentos contrários e favoráveis. Em Santa Gertrudes, o prefeito Rogério Pascon (PTB) é contra o aumento de cadeiras no Legislativo, assim como o vereador Marcelo Ferreira, presidente da Casa de Leis da cidade.

Em entrevista ao programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan nessa sexta-feira (10), Pascon deixou clara sua opinião sobre o tema. O prefeito é contra o aumento do número de vereadores. Santa Gertrudes tem hoje nove parlamentares e ele considera que esse número está de bom tamanho para a cidade que tem cerca de 25 mil habitantes.

Pascon destaca que no momento em que o Brasil discute a reforma política, não se pode aumentar o número de cargos políticos, ainda mais que o aumento da quantidade não representa aumentar a qualidade. Para ele, é preciso rever esse assunto porque muita coisa pode mudar com a reforma política.

No final da entrevista de Pascon, o presidente do PTB de Rio Claro, Tu Reginato, chegou ao estúdio da Rádio JP. Ele também é contra o aumento do número de vereadores. Para ele, não se deve apoiar a medida apenas pensando em ampliar as chances do partido em eleger um vereador. Reginato disse que com 12, 19 ou 21, o PTB terá chapa completa nas próximas eleições, inclusive com candidato a prefeito.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Gertrudes, vereador Marcelo Ferreira da Silva (PDT), se posicionou contra a medida. “A princípio, sou contra, principalmente, porque esse aumento do número de vereadores levaria a um acréscimo do custo operacional da Câmara. Entendo que, hoje, nove vereadores já são suficientes para atender ao nosso município”, avalia.

De acordo com ele, “o mais importante, primeiro, é ter a parte operacional funcionando efetivamente e, estando bem orientada, os vereadores terão todo suporte necessário para realizar um bom trabalho”. Também na entrevista, o prefeito Rogério Pascon falou sobre o início das obras de melhorias da Rodovia Constante Peruchi. A empresa que irá realizar o serviço alugou casa em Santa Gertrudes e já começou a marcação na rodovia. A Cerâmica Almeida cedeu espaço para que sejam guardadas as máquinas.

Pascon falou sobre a implantação de academias ao ar livre no município. Até agora foram instaladas cinco nos bairros Maria Ligia, Iporanga, Jardim Faxina, Santa Catarina e Parque Industrial (Vigorelli). Em breve os bairros Jequitibás e Jardim Paulista também vão receber academias. A população também pode utilizar a academia municipal no centro da cidade que hoje atende mais de 300 pessoas. A Prefeitura pretende implantar uma academia municipal no bairro Jequitibás, projeto previsto para o final deste ano ou para 2016.

O áudio completo com a entrevista de Pascon pode ser conferido no player abaixo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.