Foto: Divulgação/PMSP

Os Plus Codes, desenvolvidos pelo Google, têm a capacidade de precisamente identificar a sua localização, mesmo em áreas desprovidas de endereços convencionais, o que pode facilitar o socorro em situações de emergência

Os Plus Codes representam um sistema de endereçamento desenvolvido pelo Google, capaz de identificar e localizar áreas desprovidas de endereços convencionais. Funcionando essencialmente como um ‘endereço físico’, essa funcionalidade integrada ao Google Maps utiliza uma combinação alfanumérica única para cada ponto no globo, baseada em suas coordenadas de latitude e longitude.

Para usufruir dessa ferramenta, basta possuir o aplicativo gratuito do Google Maps instalado em seu dispositivo móvel.

Um vídeo divulgado pela Polícia Militar de São Paulo demonstra o processo de obtenção do código de forma simplificada, confira abaixo:

Além de oferecer soluções para questões de segurança, os Plus Codes têm aplicações práticas diversas, conforme destacado pela própria empresa: ‘podem ser utilizados para indicar um local específico para entrega de encomendas, acionar serviços de emergência, compartilhar informações em redes sociais ou guiar indivíduos até determinado destino’.

A polícia tem empregado essa funcionalidade para otimizar suas operações. Ao contatar o número de emergência 190, é possível fornecer o seu Plus Code como referência.

A 1° Tenente Lieri, do 37° Batalhão de Polícia Militar do Interior, esteve no Jornal da Manhã desta quinta-feira, dia 29, além de comentar sobre esta ferramenta, falou sobre a Patrulha Rural no município, confira abaixo: