Vivian Guilherme

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, realizada pelo IBGE e divulgada nessa semana, entrevistou alunos da rede pública e privada de ensino com o objetivo de avaliar diversos hábitos e opiniões de jovens do nono ano do Ensino Fundamental. Além de questões sobre uso de drogas, consumo de álcool e hábitos sexuais, a pesquisa avaliou a opinião dos jovens sobre imagem corporal.

Entre as perguntas figura questionamento sobre como o jovem avalia a própria aparência. Conforme a pesquisa, uma em cada cinco meninas acreditam estar acima do peso. Entre os estudantes que responderam à pesquisa, 25,6% tinham desejo de emagrecer e 7% dos estudantes (184,2 mil) haviam induzido o vômito ou tomado laxantes nos últimos 30 dias, como meio de emagrecer ou de evitar ganhar peso. No Estado de São Paulo, 7,8% das meninas fizeram uso do mesmo procedimento.

Questionados, 84% dos jovens brasileiros disseram que a imagem corporal é muito importante, entre os paulistas 82% julgam a aparência de seu próprio corpo como item crucial.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.