A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realiza neste sábado (22) mutirões de papanicolau e vacinação em três unidades de saúde. O atendimento será nas unidades do Wenzel, Benjamin de Castro e distrito de Ajapi. A faixa etária para o papanicolau é de 25 a 64 anos.

Na unidade básica de saúde do Wenzel o atendimento será das 9 às 15 horas. Serão atendidas com papanicolau 40 pacientes não agendadas e 70 que marcaram horário.

Na unidade do Benjamin de Castro, as equipes atenderão das 8 às 14 horas, com dez vagas para exames de pacientes não agendadas. É necessário residir na área de abrangência desta unidade.

Em Ajapi serão atendidas das 8 às 15 horas exclusivamente pacientes agendadas. Nas três unidades também serão feitos pedidos de mamografia, levando em consideração a idade da paciente e demais critérios, como a data do último exame.

A vacinação nas unidades será para toda a comunidade no mesmo horário dos exames e terá aplicação das doses de rotina e campanha.

Para fazer o exame de papanicolau é necessário apresentar cartão SUS, RG e CPF. No caso de vacinação, é necessário também a carteirinha de vacina.

Com os mutirões, a Fundação Municipal de Saúde amplia o acesso aos exames, como parte da programação do Outubro Rosa. Os exames de papanicolau também são realizados em demais unidades de saúde do município e podem ser agendados pelo telefone 0800 019 0999.

Preparo para papanicolau

Para realizar o papanicolau é necessário que a paciente esteja há três dias sem relações sexuais; não esteja menstruada há cinco dias; e no dia do exame não utilize creme ou pomada vaginal. Antes de ir à unidade a paciente pode tomar banho normalmente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Aos 26 anos, jovem sai de RC e promove eventos no Canadá

Pontos de alagamento são registrados após chuva em Rio Claro