O jogador Luiz Adriano, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador Rojas, do CA River Plate, durante partida válida pelas semi finais (ida), da Copa Libertadores, no estádio Libertadores da América. (Foto: Cesar Greco)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Palmeiras deu um passo enorme na tentativa de voltar à final da Copa Libertadores após 20 anos. A equipe alviverde derrotou o River Plate por 3 a 0, em Avellaneda, na noite de terça-feira (5), ao aproveitar os erros do rival e abrir vantagem muito confortável no confronto semifinal.

A segunda partida será realizada na próxima terça (12), no Allianz Parque, em São Paulo. O time paulista poderá até perder por dois gols para avançar à decisão pela quinta vez, a primeira desde o vice-campeonato de 2000.

Rony, Luiz Adriano e Viña colocaram na rede as bolas que fizeram do Palmeiras o brasileiro com mais vitórias na história da competição. Agora são 107 triunfos, contra 106 do Grêmio, que liderava a lista até o mês passado.

Se proteger a vantagem, o clube disputará a final em jogo único no próximo dia 30 de janeiro, no Maracanã -sem público, confirmou a Conmebol nesta terça. Na outra semifinal, Boca Juniors e Santos começarão a duelar nesta quarta (6).

No estádio Libertadores de América, o começo do jogo não deu a impressão de que seria uma jornada feliz para o Palmeiras. Sem Luan, que sentiu um problema nas costas no aquecimento e foi substituído por Empereur, o time alviverde teve muitas dificuldades para acertar seu posicionamento defensivo.

Com Gabriel Menino fechando o lado direito e a dupla Danilo/Patrick de Paula tentando congestionar a região central da intermediária, os visitantes tentavam frustrar os donos da casa. O toque de bola dos argentinos, porém, superava com alguma facilidade a marcação.

As chances começaram a aparecer e ser desperdiçadas. Carrascal teve a melhor delas, na entrada da pequena área, e parou em Weverton. O goleiro do outro lado não mostrou a mesma eficiência e teve a rede balançada.

Aos 27 minutos, Armani se atrapalhou em cruzamento ruim de Menino e deu um carrinho desastrado. A sobra ficou com Rony, que bateu com força e contou com desvio em De La Cruz para abrir o placar.

Atordoado, o River chegou a tomar o segundo, mas o gol de Gustavo Scarpa foi anulado por impedimento de Luiz Adriano. Nos momentos que antecederam o intervalo, a equipe de Gallardo voltou a se estabelecer no ataque e acertou a trave em cobrança de falta de Fernández.

Na volta para a segunda etapa, o Palmeiras soube aproveitar os erros dos anfitriões para deixar a classificação à decisão muito bem encaminhada. Logo aos dois minutos, Luiz Adriano girou sobre Rojas no círculo central e avançou livre para ampliar.

Os donos da casa continuaram falhando, na conclusão e na marcação. Na frente, Carrascal errou cabeceio na pequena área. Atrás, deu pontapé em Menino e foi expulso. Na cobrança de falta, aos 17, Viña marcou de cabeça.

Disposto a diminuir o prejuízo, o River tentou atacar mesmo com um jogador a menos. Houve espaço para a diferença no marcador ficar ainda maior. Mas ninguém no Palmeiras deixou o estádio insatisfeito com o excelente placar.

RIVER PLATE
Armani; Montiel, Rojas, Pinola, Casco (Girotti); Nacho Fernández (Álvarez), Pérez (Díaz), De La Cruz, Carrascal; Suárez (Poncio), Borré. T.: Marcelo Gallardo

PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Alan Empereur, Viña; Danilo (Zé Rafael), Patrick de Paula (Emerson Santos), Gabriel Menino, Gustavo Scarpa (Raphael Veiga); Rony (Breno Lopes), Luiz Adriano (Willian). T.: Abel Ferreira

Estádio: Libertadores da América, em Buenos Aires (ARG)
Juiz: Leodán González (URU)
Cartões amarelos: Borré, Poncio, De La Cruz (River Plate); Gustavo Gómez, Patrick de Paula, Danilo, Emerson Santos, Abel Ferreira (Palmeiras)
Cartão vermelho: Carrascal (River Plate)
Gols: Rony, aos 27min do primeiro tempo, Luiz Adriano, aos 2min, e Viña, aos 16min do segundo tempo

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Velo Clube ganha do São José e avança para a semifinal

Alpinista rio-clarense vai ao Everest