Divulgação

Referência em recursos humanos, recolocação e capacitação profissional em Rio Claro e região, o Grupo Opção promove, em parceria com várias empresas, entre os dias 11 e 22 de julho, o Ciclo de Palestras Profissionais.

O objetivo do evento é proporcionar desenvolvimento e capacitação para pessoas desempregadas por meio de palestras com dicas importantes sobre postura e condutas que contribuem positivamente na conquista da almejada vaga de trabalho. Para isto, várias palestras serão oferecidas gratuitamente e os participantes poderão cadastrar seus currículos.

Cristina Mana, diretora administrativa do Grupo Opção, ressalta a importância do evento no atual momento vivido pelo país. “Sentimos a necessidade de fazer algo diante da situação que muitos profissionais estão vivendo hoje. Levamos a ideia aos nossos parceiros que imediatamente aderiram e disponibilizaram suas equipes para nos auxiliar. Com isso, os profissionais que se encontram desempregados e os jovens que estão em busca do primeiro emprego vão poder estar mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho”, afirma Cristina.

O evento é destinado a homens e mulheres, de todas as idades, que estejam desempregados ou em busca da primeira oportunidade profissional. As atividades incluem palestras e dinâmicas, para turmas de até 60 participantes, com os seguintes temas: Como elaborar um currículo e como participar de uma entrevista de emprego; Planejar e cuidar das suas finanças; Primeiro emprego, e agora?; Marketing Pessoal; Cuidando da Saúde; Atitude Positiva em Tempos de Crise; O Profissional e as Redes Sociais.

O Ciclo de Palestras acontece no Auditório do Grupo Opção, na Rua 1, 656, no Centro de Rio Claro. As inscrições são gratuitas e na sede do grupo. A programação completa do Ciclo de palestras, falando sobre os temas e palestras, está disponível na íntegra no site www.grupoopcao.com.br.

  • COMO ELABORAR UM CURRÍCULO E COMO PARTICIPAR DE UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

Carga Horária: 2h

O currículo é o primeiro contato que a empresa tem com o candidato e, quando bem elaborado, pode trazer boas oportunidades. O objetivo desta palestra é expor técnicas e dar dicas aos participantes de como elaborar um currículo eficiente, indicando pontos importantes a serem destacados. Postura adequada para uma entrevista de emprego, expressões corporais, gestos e atitudes, também serão temáticas abordadas nesta palestra.

 

14/07 (quinta-feira), 15h00 às 17h00

Palestrante: Rosmily Candini de Campos

Formada em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e certificada em Coaching Pessoal & Profissional. Possui 15 anos de experiência na área de Recursos Humanos e atualmente é Coordenadora de Recursos Humanos na empresa Tigre S/A.

 

11/07 (segunda-feira) e 20/07 (quarta-feira), das 10h00 às 12h00

Palestrante: Kátia Wielli Terrabuio

Formada em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu, atua há 10 anos na área de recrutamento e seleção de pessoas e há 6 anos atua como psicóloga no Grupo Opção.

 

  • FINANÇAS PESSOAIS EM TEMPOS DE CRISE

Carga Horária: 1h30

Abordagem simples e pragmática sobre como mudar o cotidiano financeiro pessoal, com sugestões de posturas e atitudes que ajudem a enfrentar e superar os momentos de crise vividos no Brasil.

 

12/07 (terça-feira) e 21/07 (quinta-feira) das 10h00 às 12h00; 15/07 (sexta-feira) das 15h00 às 17h00

Palestrante: Nilson Nicoletti

Bacharel em Ciências Contábeis, pós-graduado em MBA – Finanças Corporativas, ocupou cargos executivos na área financeira em grandes empresas nacionais e multinacionais, atualmente ocupa posição de executivo da área de controladoria da empresa Chemson Ltda.

 

  • PRIMEIRO EMPREGO, E AGORA?

Carga Horária: 2h

Palestra voltada aos adolescentes e jovens que estão em busca do primeiro emprego, o primeiro passo da vida profissional. Temáticas como entrevistas de emprego, como desenvolver o marketing pessoal, o papel das emoções no ambiente corporativo, importância do trabalho em equipe, principais causas de demissão, fofoca no ambiente de trabalho, busca por conhecimento, habilidades e atitudes serão o norte desta palestra.

 

12/07 (terça-feira) das 15h00 às 17h00; 14/07 (quinta-feira) das 9h00 às 11h00 e 21/07 (quinta-feira) das 14h00 às 16h00

Palestrante: Andréia Aparecida São Romano Ferreira

Formada em Planejamento Administrativo e Programação Econômica pelo Claretiano Rio Claro e pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Faculdade Anhanguera. Atua há 12 anos na área de Gestão de Pessoas e atualmente é Gerente de Recursos Humanos no Jornal Cidade de Rio Claro.

 

  • A VIDA É O MARKETING PESSOAL

Carga Horária: 2h

A vida profissional é uma continuidade da vida pessoal, onde entram os valores, as impressões que geramos nas outras pessoas, os reflexos e desdobramentos da dedicação nos estudos, no trabalho e na vida pessoal.

 

15/07 (sexta-feira) das 10h00 às 12h00

Palestrante: Antonio Paulo Golim

Formado em Administração de Empresas com pós-graduação em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Paulista e Fundação Getúlio Vargas. Foi professor universitário na UNIP, FMU e Faculdades Claretianas. Possui experiência profissional nas áreas de recursos humanos, qualidade total, planejamento estratégico e administração. Ganhador do Prêmio Top RH e autor de livro e capítulos de livros na área de recursos humanos. Atualmente é gerente de Recursos Humanos, onde atua há mais de 25 anos na empresa Agroceres.

 

  • O PERFIL PROFISSIONAL ATUAL: O QUE AS EMPRESAS ESPERAM

Carga Horária: 2h

Atualmente não basta ter conhecimento na área de formação, as empresas estão buscando algo a mais. A competitividade entre profissionais envolve proatividade, trabalho em equipe, superação e muitos outros fatores que se pode aprender a desenvolver para tornar-se um profissional qualificado e preparado para atuar no mercado de trabalho, oferecendo aquilo que as empresas desejam.

 

18/07 (segunda-feira) e 22/07 (sexta-feira) das 10h00 às 12h00; 20/07 (quarta-feira) das 15h00 às 17h00

Palestrante: Samia Cruañes de Souza Dias

Publicitária, Mestre em Comunicação Social e especialista em Gestão de Pessoas. Atuou como Gerente de contas da LR Marketing, coordenadora da Agência Escola do curso de Publicidade e Propaganda do Claretiano Faculdade e lecionou em diversos cursos de graduação como Tecnologia em Gestão de Pessoas, Administração, Marketing e Pós-Graduação em Assessoria de Imprensa. Atualmente é consultora na área de marketing e comunicação e professora no curso de Publicidade e Propaganda no Claretiano Faculdade – Rio Claro.

 

  • CUIDANDO DA SAÚDE

Carga Horária: 2h

Abordagem sobre a saúde, relacionado a alimentação, exercício físico, tabagismo, álcool, drogas e a importância para que se possa trabalhar com disposição e ânimo. Além disso, será tratado sobre o que é o estresse, quais são suas causas e os efeitos sobre o corpo e a mente, abordando também estratégias para amenizar essa epidemia do século XXI.

 

13/07 (quarta-feira) das 10h00 às 12h00; 18/07 (segunda-feira) das 15h00 às 17h00; 21/07 (quinta-feira) das 16h00 às 18h00

Palestrante: Ana Claúdia Lorenzon Negrão

Graduada em Psicologia pela Faculdade Ciências da Vida (PUCCAMP), Terapeuta Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento e possui Curso de Transtornos Alimentares, Obesidade e Cirurgia Bariátrica pelo Instituto Pieron. Atua há 7 anos como Psicóloga no Núcleo de Atenção à Saúde da Unimed Rio Claro.

 

Palestrante: Marcela Nunes Hebling Zamuner

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS). Atua há 10 anos como Coordenadora de Enfermagem na Unimed Rio Claro.

 

Palestrante: Daniela Vilas Boas Silva

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é pós-graduada em Estomaterapia pela Faculdade de Medicina de Rio Preto (FAMERP). Atua há 6 anos como enfermeira e há 2 anos é Enfermeira Coordenadora do Programa de Atenção e Assistência Domiciliar na Unimed Rio Claro.

 

Palestrante: Patrícia Nunes Fernandes

Graduada em Enfermagem pelas Faculdades Integradas Einstein de Limeira (FIEL), pós-graduada em Atenção à saúde da pessoa Idosa pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ), pós-graduada em Formação pedagógica em educação profissional de enfermagem pelas Faculdades Integradas Einstein de Limeira (FIEL) e possui capacitação em Podiatria Clínica. Há 5 anos atua como Enfermeira Podiatra no Núcleo de Atenção a Saúde da Unimed Rio Claro.

 

Participação da equipe do Espaço do Bem.

 

  • ATITUDE POSITIVA EM TEMPOS DE CRISE

Carga Horária: 2 horas

Direcionamento para adaptação das competências profissionais em tempos de dificuldades financeiras, orientação para resiliência e engajamento profissional.

 

13/07 (quarta-feira) e 22/07 (sexta-feira) das 15h00 às 17h00; 19/07 (terça-feira) das 10h00 às 12h00

Palestrante: Ingrid Vicente

Formada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Piracicaba, pós-graduada em Gestão estratégica de pessoas por competências pela FATEP Rio Claro e atualmente está cursando Direito pelo Claretiano Faculdade. Atuou como analista de RH na empresa DNP (antiga Torque) por 8 anos e atualmente é analista de RH na Tigre ADS do Brasil.

 

  • O PROFISSIONAL E AS REDES SOCIAIS

Carga Horária: 2 horas

Com o uso disseminado das redes sociais, cada vez mais empregadores estão se voltando para elas em busca de informações adicionais sobre os potenciais candidatos em um processo seletivo. Esta palestra orientará sobre como usar as redes sociais a seu favor profissionalmente, orientando sobre o uso correto dessas tecnologias em prol ao seu futuro emprego. Além disso, apresentará dicas de como buscar emprego nas redes sociais e as novas tecnologias e mídias sociais do empregado atual.

 

11/07 (segunda-feira) e 19/07 (terça-feira) das 15h00 às 17h00

Palestrante: Mikael Andriolli Lautenschlager

Graduado em Ciência da Computação pela Escola de Engenharia de Piracicaba, pós-graduado em Gestão de Projetos pelo IBTA e pós-graduando em MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou com gestão de tecnologia da informação em empresas de grande porte nos setores de indústria cerâmica e sistemas de gestão corporativa. Atualmente assessora nas áreas de gestão industrial, comercial e financeira a empresa Ibrac Aditivos e Condimentos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.