Edilene lê para suas filhas, Eduarda de 9 anos e Bruna de seis; as pequenas adoram livros

Laura Tesseti

Para quem pensa que as crianças estão trocando as páginas dos livros pelos smartphones, a realidade é outra. O público infantil tem crescido respeitosamente nas livrarias, seguidos do infanto juvenil.

Amalha Maciel, gerente de uma livraria, fala sobre a importância do incentivo por parte da família e também da escola. “É preciso que a criança seja estimulada a ler, a conhecer esse universo tão mágico que nos leva para longe.”

Edilene lê para suas filhas, Eduarda de 9 anos e Bruna de seis; as pequenas adoram livros
Edilene lê para suas filhas, Eduarda de 9 anos e Bruna de seis; as pequenas adoram livros

A gerente aponta que o não conhecer profundamente o próprio interesse, ocasiona na falta de vontade na hora de procurar por um livro. “Muitas crianças não gostam de ler, pois passam por situações em que precisam encarar uma literatura que não aceitam bem. O fundamental é que cada um procure o que mais se identifica e a partir daí, a leitura não possui limites.”

Edilene Bissoli Casselli é mãe de Eduarda Bissoli Casseli de nove anos e Bruna Bissoli Casseli de seis e, cita o hábito como melhor forma de incentivo. “Desde pequenas compro livros para lermos juntas. A escola também manda alguns toda semana, acho importantíssimo isso, é dessa maneira que elas vão desenvolvendo o gosto e prazer pela leitura.”

Atualmente o primeiro contato com o livro não é só quando a criança aprende a ler. “Temos livros para banho, para a hora de dormir, com texturas, sons, cheiros, tudo para que a criança tenha o contato desde muito cedo”, explica Maciel. E a mãe Edilene confirma. “Livros coloridos e interativos fazem as crianças viverem a fantasia e a magia aprendendo. É agregar o prazer da leitura com a diversão, as meninas adoram publicações desse tipo.”

Sobre a internet prejudicar o interesse das crianças pelos livros, a gerente explica que isso não acontece. “Há quem pense que isso pode tirar o interesse da criança, mas não, a procura por livros de personagens da TV ou da internet mesmo é muito grande e eles possuem conteúdo, cativam os pequenos.”

Num trabalho que muitas vezes corre junto com esse incentivo, diversos blogueiros apresentam novas edições para as crianças e principalmente para os adolescentes, fazendo com que o interesse pela leitura aumente, tornando isso um ciclo. Edilene conta que faz de tudo para que as meninas se interessem cada vez mais pelos livros e responsabiliza-se em proporcionar o que há de mais divertido a elas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.