Ramon Rossi

Marcar exame de ultrassom – especialmente os de mama –  e não comparecer no dia agendado também está marcando o Outubro Rosa de Araras. A Secretaria Municipal de Saúde informou que somente neste ano, 1.078 ultrassonografias de mama já foram agendadas pela Secretaria de Saúde. De acordo com levantamento da pasta, 129 pacientes faltaram aos exames – o que representa 12% do total de agendamentos.

Essa prática faz com que muitas mulheres esperem mais do que deveriam para serem atendidas. A ultrassonografia é solicitada pelo médico como exame complementar para diagnóstico em mulheres que já realizaram mamografia, mas o laudo foi considerado inconclusivo.

O total de vagas oferecidas para Araras é definido pela DRS X (Departamento Regional de Saúde), de Piracicaba. O cálculo leva em consideração o número de habitantes da cidade e a demanda registrada nas unidades de saúde.

Oferecidos pela Prefeitura e realizados por prestadores de serviço contratados pela Secretaria, os exames acontecem em Araras e em Leme – quando o ultrassom é agendado fora da cidade, a pasta disponibiliza transporte gratuito para levar o paciente.

 Mamografia

O número de pacientes que faltam aos exames de mamografia é ainda maior. Das 353 agendadas em setembro, apenas 261 foram realizadas. Ou seja, 26% dos pacientes não compareceram ao exame no dia marcado.

A situação vem se repetindo em outubro. Das 130 mamografias agendadas até a semana passada, 36 não foram realizadas por falta do paciente.

Fundamentais para a avaliação das mamas, os exames são realizados em Araras: na UPA, via CAEM (Centro de Atendimento de Especialidades Médicas), e também no Hospital São Luiz, por meio de parceria entre a Prefeitura e a Santa Casa, pelo projeto Mulheres de Peito.

“Estamos tentando resolver o problema das filas para os exames, mas precisamos também que a população colabore. Se não tiver como comparecer no dia marcado, por favor, avise no posto com antecedência para que possamos colocar outra pessoa, que está na lista de espera, no lugar”, falou o secretário da Saúde, Romildo Benedito Borelli.

Outubro Rosa

A Campanha Outubro Rosa, realizada pela Prefeitura de Araras, segue com atividades voltadas à prevenção do câncer de mama e ao diagnóstico precoce da doença. Durante todo o mês, seis unidades de saúde funcionam até às 20h para atender mulheres que trabalham durante o dia e não conseguiriam procurar os locais no horário normal de atendimento, que é das 7h às 16h.

O horário estendido funciona no ESF Francisco Nicolla Cascelli, Centro de Saúde da Mulher, PAM Eva Costa Cruz, UBS José Fiori, PAM Antônio Carlos Fabrício e ESF Vital Pacífico Homem nos dias 17, 22, 24 e 29 de outubro.  No local, as pacientes podem realizar o exame de papanicolau, além de também avaliação das mamas e agendamento de mamografia, caso seja necessário.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.