Julho Verde marca a prevenção do câncer de cabeça e de pescoço e durante a campanha a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realiza ações visando o diagnóstico precoce, especialmente do câncer bucal. Além do trabalho realizado nas unidades, este ano a campanha terá um diferencial. “Com foco na prevenção e na saúde bucal, os profissionais dentistas farão visitas domiciliares a pacientes acamados”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação de Saúde.

A primeira unidade a realizar este trabalho nas residências será a do bairro Mãe Preta, nas próximas quinta e sexta-feira (14 e 15). “A iniciativa é uma ampliação do trabalho que já é realizado na unidade”, observa a enfermeira Rosani Leite.

Posteriormente, a ação será estendida para demais unidades de saúde da família, onde consultas preventivas odontológicas também são realizadas. A partir de levantamento do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), os pacientes que fazem uso de prótese dentária total estão sendo contatados e orientados a procurarem a unidade de saúde de referência.

“O câncer bucal nos homens está entre os cinco de maior incidência e o diagnóstico precoce é fundamental para ampliar a sobrevida do paciente”, destaca o cirurgião dentista Ronaldo Hilário Júnior, chefe do setor odontológico do município, alertando que o uso de tabaco e álcool aumenta os riscos de desenvolvimento de câncer bucal. Outra orientação importante para a saúde bucal é o uso de protetor solar labial.

Com dois patologistas na equipe, o CEO Rio Claro hoje é referência em diagnóstico precoce de doenças da boca. “Paciente do Centro Infantil Boldrini foi encaminhado para tratamento no município por conta da credibilidade da equipe, conquistada a partir qualidade do trabalho que vem sendo realizado”, finaliza Ronaldo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.