As duas Unidades de Pronto Atendimento de Rio Claro vêm sendo alvo de críticas por parte da população.

Palloma Graff de Oliveira teve que levar sua filha para ser atendida na UPA do Cervezão e reclamou das condições encontradas na unidade.

“Sei que a UPA da 29 está ruim, mas a do bairro do Cervezão também está um caos. Os equipamentos que são utilizados estão péssimos. Minha filha ficou internada lá e nem mangueira de inalação tinha. Quer dizer, até tinha, mas teve que ser reparada com fita crepe, pois estava em péssimas condições”, relatou Palloma, ressaltando que foi bem atendida pelos funcionários, mas questionando as condições de trabalho.

A usuária da UPA ainda afirmou que se sente lesada pelo jeito em que a unidade se encontra: “Acho um absurdo um pronto-atendimento usar esses equipamentos que têm que estar remendados. Essa saúde pública tem que mudar, esse prefeito tem que sair do cargo, ele está acabando com a nossa cidade”.

Além da falta de equipamentos em boas condições, Palloma reclama de um outro problema encontrado na UPA do Cervezão: “Durante as noites em que estivemos lá, o cheiro de esgoto era horrível”.

Críticas à saúde pública ganham força em RC

Após a morte de um homem na calçada da UPA da 29 na última semana, as reclamações com relação à saúde pública no município de Rio Claro voltaram a ganhar grande proporção. Diversos relatos de moradores da cidade questionam as condições de atendimento e equipamentos nas UPAs.

“Infelizmente presenciamos inúmeras vezes médicos conversando e dando risada enquanto a recepção está lotada de gente passando mal”, afirmou um rio-clarense nas redes sociais.

“Que triste ver a situação da saúde na cidade em que eu nasci, como profissional de saúde meu coração dói muito ao ver como estamos cuidando do outro. Fizemos um juramento de cuidar do outro sem preconceito, sem juízo de valor e sem distinção”, afirma uma leitora, que não quis se identificar.

“É um descaso total. Dificilmente conseguimos ter um bom atendimento no SUS”, reclama outra moradora de Rio Claro.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que não recebeu nenhuma informação neste sentido. E orienta os pacientes a formalizarem reclamação na Ouvidoria quando entenderem que há motivo para tal. A Secretaria ainda ressalta que o município tem feito grandes investimentos no setor de saúde e que, diariamente, centenas de pacientes são atendidos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA