Em comparação média com as solicitações registradas na Ouvidoria no ano passado, houve um aumento de 50% em 2015

Vivian Guilherme

Mais de 6 mil reclamações foram registradas pelo telefone 156 da Prefeitura Municipal de Rio Claro. As queixas são encaminhadas à Ouvidoria, que cuida da parte administrativa e dá andamento às solicitações. Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, no primeiro semestre de 2015, a média mensal foi de 1.100 solicitações registradas na Ouvidoria.

De acordo com levantamento da prefeitura, em geral, os assuntos mais solicitados nesses últimos meses têm sido: “limpeza de terreno, reparo asfáltico (tapa-buraco), verificação de foco de dengue e informações sobre iluminação pública”.

O registro das solicitações é feito no “Sistema 156 de Informações” e na Ouvidoria e posteriormente encaminhado aos vários setores e secretarias da administração municipal.

Em comparação média com as solicitações registradas na Ouvidoria no ano passado, houve um aumento de 50% em 2015
Em comparação média com as solicitações registradas na Ouvidoria no ano passado, houve um aumento de 50% em 2015

O diretor da Ouvidoria, Valdir Antonio Duarte, comenta que cerca de 90% dos atendimentos são referentes à solicitação de informações, das mais diversas, como por exemplo o horário de ônibus. “São mais pedidos de informação do que reclamação”, comenta Duarte, que diz que a função da ouvidoria é ouvir e tomar providências, encaminhando para cada setor competente.

O diretor conta ainda que muitas solicitações que acabam sendo feitas na ouvidoria nem são de competência do setor, como reclamação de vizinhos, problemas entre marido e mulher etc. “Como o 156 é um número nacional, as pessoas têm na cabeça o telefone.”

Nos primeiros meses de 2014, a maior parte das solicitações registradas na ouvidoria era para aplicação de raticida, com média de três pedidos por dia útil. Na sequência, estavam a limpeza de terrenos e problemas com pernilongos. De janeiro a abril do ano passado, o órgão recebeu 2.460 solicitações, portanto, média de 615 por dia.

Em comparação ao registrado este ano, houve um aumento de quase 50% no volume de solicitações registradas. Vale lembrar que é possível registrar solicitações também pela internet.

SOLUÇÃO

Questionada sobre a média de solução dos problemas reclamados, a assessoria declarou: “o atendimento e a realização dos serviços solicitados crescem na proporção do número de solicitações e registros”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.