Tanto o amanhecer quanto o entardecer tendem a ser mais frios durante a estação do outono

Lucas Calore

Atenção, amantes das estações de temperaturas mais baixas. À 1h30 da madrugada deste domingo (20) inicia-se no Hemisfério Sul o outono.

Ainda que diferentemente do que acontece no Hemisfério Norte, onde as quatro estações possuem características bem definidas, a chegada da nova estação traz alívio ao dia a dia dos brasileiros, que têm convivido com altos graus de calor nos últimos meses.

Clima no outono

De acordo com Carlo Burigo, do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA/Unesp) de Rio Claro, no outono costumam ocorrer madrugadas e manhãs frias, elevação das temperaturas por volta do meio-dia e queda brusca das temperaturas no final de tarde.

O profissional comenta que podem continuar ocorrendo chuvas nos primeiros dias da estação. No decorrer do outono, porém, as chuvas vão diminuindo, podendo a previsão ficar na média e/ou acima da média.

Tanto o amanhecer quanto o entardecer tendem a ser mais frios durante a estação do outono
Tanto o amanhecer quanto o entardecer tendem a ser mais frios durante a estação do outono

Acima da média

“As temperaturas têm a tendência de queda no decorrer da estação. Pela previsão do CPTEC/INPE, no entanto, as temperaturas devem permanecer acima das médias”, alerta.

Conforme os dias se aproximarem do início do inverno, pode-se esperar a ocorrência de temperaturas mais baixas.

Rio Claro

Burigo afirma que, em Rio Claro, costumam ocorrer madrugadas e manhãs frias nesta estação. A partir das 11h as temperaturas se elevam, aquecendo o ambiente, mas, logo no final da tarde, ao pôr do sol, as temperaturas caem rapidamente. “Essa situação pode afetar a saúde da população, principalmente de pessoas com problemas respiratórios”, informa.

Recomendações

Considerando que o outono é um período em que ocorrem condições do verão e inverno, as recomendações são as mesmas desses períodos: preparar-se para dias chuvosos, evitando áreas sujeitas aos alagamentos, e separar agasalhos para dias em que ocorrerem temperaturas mais baixas. Manter a hidratação do organismo é também fundamental.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Daae faz reparo emergencial de rede em Ajapi

Adolescente recebe ajuda após ficar perdido

Rio Claro abre centro de informações sobre dengue