Iniciada no mês passado e prevista para ser realizada todas as sextas-feiras, a operação da Guarda Municipal de Rio Claro abrangerá a região central e bairros, colocando os GCMs do setor administrativo nas ruas, com o objetivo de aumentar a sensação de segurança

Segurança

O município de Rio Claro implantou nova medida no setor de segurança pública. Após ampliar a presença da Polícia Militar na região central da cidade, agora também a Guarda Civil Municipal está colocando mais agentes na rua, com a Operação Guarda Cidadã.

“Todas as sextas-feiras ou nos dias de pagamento em que é maior a movimentação nas agências bancárias, vamos tirar o nosso pessoal dos serviços administrativo e colocar nas ruas”, informa o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Melli Bellagamba. “Nossa expectativa é de não só ampliar o número de pessoal trabalhando nas ruas, como também colocar a Guarda cada vez mais próxima dos cidadãos”, ressalta.

Naa sexta-feira (17) a operação na região central da cidade contou com o reforço de dezesseis guardas civis que trabalham administrativamente na Secretaria de Segurança. “Esta ação também abrangerá os bairros”, informa Bellagamba.

De acordo com o secretário, o objetivo é aumentar a sensação de segurança das pessoas nas ruas. Os guardas também irão elaborar relatórios informando os locais onde existem problemas relacionados à falta de iluminação, mato alto, podas de árvores, entre outras situações que mereçam providências administrativas.

Os relatórios que forem elaborados pelos GCMs serão direcionados à prefeitura competindo a cada secretaria municipal a responsabilidade por administrar a questão apresentada, na esfera de suas respectivas atribuições. “Isto também tem como objetivo auxiliar na diminuição dos índices criminais, colaborando diretamente com a segurança da comunidade”, destaca o secretário.

O comandante da GCM, Luis Fernando de Godoy, comenta que durante as ações na região central também serão feitas vistorias no trânsito, visando encontrar irregularidades e reforçar a segurança nas proximidades das agências bancárias. “Vamos averiguar pessoas em atitudes suspeitas, combater o tráfico de drogas e, entre outras verificações no trânsito, fiscalizar as vagas exclusivas de deficientes físicos e idosos”, explica Godoy.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.