Ônibus que faz a linha Jardim das Paineiras estacionado no terminal urbano na antiga estação ferroviária na Rua 1

Ednéia Silva

Ônibus que faz a linha Jardim das Paineiras estacionado no terminal urbano na antiga estação ferroviária na Rua 1
Ônibus que faz a linha Jardim das Paineiras estacionado no terminal urbano na antiga estação ferroviária na Rua 1

Quem pega o ônibus da linha Jardim das Paineiras das 19 horas e reside no Jardim Paulista 2 tem que fazer parte do trajeto a pé para chegar em casa porque o coletivo não entra no bairro. Os passageiros são obrigados a descer no Jardim Panorama e prosseguir a viagem andando. Eles reclamam da situação e pede que o ônibus adentre o bairro.

O problema foi informado por Tatiane Cristina Dana através do WhatsApp da Redação do Jornal Cidade (99942-4100). Ela conta que utiliza a linha diariamente para voltar para casa após o serviço. Antes o ônibus entrava no Jardim Paulista 2. Os últimos veículos param no Jardim Panorama porque, segundo informações do motorista, de lá, vão para a garagem.

Com isso, Tatiane tem que caminhar cerca de sete quadras para chegar em casa. Ela argumenta que a passagem é cobrada pelo valor integral, portanto o ônibus deve fazer todo o trajeto até o bairro.

Maria José da Silva também utiliza essa linha diariamente. Ela não costuma pegar nesse horário, mas afirma que já ouviu queixas de que geralmente na última volta, os motoristas encurtam caminho não passando em alguns pontos ou bairros. “Nunca vivi a situação porque quase não pego ônibus a noite, mas já ouvi falar do problema”, comenta.

Para a estudante Talita Gonçalves, o fato não deveria ocorrer porque o transporte é pago e não é barato. “Pagamos tarifa integral e não tem desconto se o ônibus corta caminho”, pontua.

Questionada sobre o problema, a empresa Rápido São Paulo, concessionária responsável pelo transporte coletivo, afirma não ter conhecimento do fato. Segundo o gerente operacional João Batista de Araújo, qualquer mudança de itinerário nas linhas do transporte coletivo ocorre por determinação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário. Em nota, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário informou que “não houve mudança na linha do Jardim das Paineiras. No período noturno, na volta do Jardim Santa Elisa, o ônibus circular entra no Jardim Paulista 2”.

A última mudança nas linhas foi realizada em janeiro deste ano. A rota conhecida como Vale do Corumbataí teve o nome trocado para Centenário para atender também aos moradores do Residencial Sebastião dos Santos Lima.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.