O usuário Juliano utiliza regularmente a linha Santa Eliza

Ednéia Silva

Usuários de algumas linhas de ônibus do transporte coletivo urbano foram surpreendidos pelas mudanças de horário na noite de sábado. Os veículos pararam de circular mais cedo, forçando muita gente a voltar para casa a pé ou procurar outros meios de locomoção. A mudança sem aviso prévio gerou reclamações entre os passageiros que estavam no terminal na noite de sábado.

Foi o caso de Lucélia Nunes de Almeida Couto. Sua filha de 12 anos foi ao cinema na noite de sábado com algumas colegas e uma vizinha. Após o fim da sessão, dirigiram-se ao terminal para pegar o ônibus da Linha Santa Eliza das 22 horas. O veículo não passou. Quando foram se informar sobre o motivo, receberam a informação de que os carros interromperam a circulação mais cedo por causa de assalto ocorrido na linha.

Lucélia conta que o problema não afetou somente a linha Santa Eliza. Eles tentaram pegar o ônibus do Bonsucesso, mas este também não passou. Sem alternativa, sua filha e as colegas tiveram que voltar para casa a pé. Lucélia diz estar indignada com a situação. Ela admite que já houve assaltos na linha, mas, segundo ela, os usuários não têm culpa e não devem ser penalizados por isso. Lucélia destaca que a mudança de horário afetou outras pessoas que moram em bairros mais distantes e com trajetos mais perigosos.

O usuário Juliano utiliza regularmente a linha Santa Eliza
O usuário Juliano utiliza regularmente a linha Santa Eliza

Também usuário da linha Santa Eliza, Juliano conta que a mudança de horário já tem algum tempo. Segundo ele, diariamente o ônibus Santa Eliza para às 19h30 e depois desse horário os moradores do bairro têm que usar o veículo do Jardim das Paineiras. O problema, segundo ele, é que muita gente desconhece a informação, que não foi amplamente divulgada.

A medida também causa outro problema porque quem mora no Santa Eliza e utiliza o ônibus Jardim das Paineiras no período noturno tem que dar muitas voltas e ainda caminhar parte do trajeto, o que gera medo e insegurança. A reportagem ainda recebeu informação de que a linha Circular 1 também funciona até as 20 horas.

A empresa confirmou que a linha do Santa Eliza para de circular às 19h55 durante a semana e depois desse horário os usuários devem utilizar a linha do Jardim das Paineiras. O mesmo procedimento é adotado aos finais de semana. Quanto a mudanças em outras linhas, a pessoa responsável não estava disponível para fornecer mais informações.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.