Uma puma concolor, popularmente conhecida como “Suçuarana” ou “onça parda”, aparece “transitando” nas proximidades da FEENA (Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade) no município de Rio Claro em vídeos que circulam nas redes sociais nos últimos dias.

Segundo a Polícia Militar Ambiental, tal fenômeno vem ocorrendo com certa frequência em vários municípios e um dos motivos pode ser a invasão do homem ao habitat natural do animal, por meio da expansão da malha viária e a supressão de matas nativas, forçando os animais a buscarem alimento nas cidades.

Em nota encaminhada à imprensa, a PMA orienta as pessoas que, ao visualizar esse tipo de felino na área urbana, evitem qualquer tipo de aproximação e contato, mesmo sabendo que os ataques ao homem são raros, pois a tendência da onça é fugir e se esconder.

As autoridades alertam sobre os devidos cuidados para evitar atropelamentos em estradas e rodovias próximas às matas onde possa haver incidência desses animais, destacando ainda que sua captura ou abate pode configurar infração administrativa e crime ambiental.

O policiamento orienta ainda que na remota hipótese de acuamento desse animal na área urbana, podendo oferecer risco à integridade das pessoas e do próprio animal, o Corpo de Bombeiros ou o Policiamento Ambiental deve ser acionado.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.