A Secretaria de Saúde de Rio Claro divulgou na tarde desta sexta-feira (22) boletim que registra mais quatro casos positivos de Covid-19 no município. Agora são 65 casos, sendo que 29 foram apontados em testes rápidos.

O número de pacientes internados é 20 e, destes, nove estão em Unidade de Terapia Intensiva.  Rio Claro tem 15 pacientes recuperados da Covid-19 e oito óbitos confirmados, além de um óbito em investigação.

Além disso, a pasta reforça que os testes rápidos realizados no município para identificar contaminação pelo novo coronavírus em profissionais de saúde tiveram oito resultados positivos.

“O objetivo do exame é justamente esse, que os casos sejam diagnosticados rapidamente e os profissionais imediatamente afastados para evitar que outras pessoas sejam contaminadas”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, acrescentando que “cuidar dos profissionais é fundamental porque são eles que cuidam da população”.

Os profissionais testados atuam na linha de frente no combate à pandemia e exercem função que os deixam expostos ao risco, apesar do uso de equipamentos de proteção individual. “Temos protocolos de uso correto de equipamentos de proteção, que são disponibilizados aos profissionais, e também de manejo de pacientes para que estes profissionais tenham mais segurança no exercício das funções”, destaca Maurício Monteiro, secretário de Saúde. Os oito profissionais foram afastados e estão em isolamento domiciliar.

Os testes rápidos continuam sendo feitos e irão atender também profissionais estaduais, inclusive do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Instituto Adolfo Lutz e policiais civis e militares.

“Apesar de serem testes rápidos, os exames estão sendo feitos pelo laboratório municipal, em condições controladas, o que aumenta a precisão dos resultados”, informa o secretário Maurício.

Na quinta-feira (21), exames foram realizados em servidores que atuam no setor administrativo da secretaria de Saúde. Antes disso, o teste já havia sido feito em profissionais do pronto-socorro municipal, unidades de pronto atendimento, Caps III e Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica.

Na semana que vem os testes rápidos começam a ser feitos em profissionais que atuam no setor de segurança, incluindo policiais e guardas municipais. O município dispõe de 14 mil testes rápidos, sendo que 10 mil foram comprados pela prefeitura e o restante repassado pelo governo federal.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.