Operário trabalha na implantação da rede coletora de esgoto, que acabou com o mau cheiro na Av. Visconde (foto arquivo)

Ednéia Silva

Operário trabalha na implantação da rede coletora de esgoto, que acabou com o mau cheiro na Av. Visconde (foto arquivo)
Operário trabalha na implantação da rede coletora de esgoto, que acabou com o mau cheiro na Av. Visconde (foto arquivo)

A Odebrecht Ambiental concluiu nesta semana as obras de despoluição do Córrego da Servidão, iniciadas em abril do ano passado. Com isso, o esgoto não está mais sendo lançado no curso d’água, o que resultou na eliminação do mau cheiro da Avenida Visconde do Rio Claro, antiga reivindicação da comunidade.

Agora, o esgoto é coletado em rede própria e levado até o Jardim Novo, onde está sendo construída uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A entrega oficial das obras será realizada na segunda-feira (15), às 10 horas, no Mercado Municipal de Rio Claro.

O assunto foi tema do programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan dessa sexta-feira (12). Para a diretora da Odebrecht em Rio Claro, Paula Violante, a obra teve muitos desafios e agradece pela compreensão à população, que teve sua rotina alterada. De acordo com ela, uma obra desse porte sempre incomoda, mas agora a comunidade pode desfrutar do benefício de ter o Córrego da Servidão despoluído e as avenidas Tancredo Neves e Visconde do Rio Claro sem odor. Agora falta apenas concluir a construção da ETE Jardim Novo, que será a maior e mais moderna do município.

Gabriel Soares, engenheiro responsável pela obra, conta que foram construídos 21 quilômetros de rede coletora. Com isso, os mais de 10 milhões de litros de esgoto que eram lançados diariamente no córrego agora são coletados e levados para o Jardim Novo. Segundo ele, a ETE é projetada para tratar 240 litros de esgoto por segundo.

Paula Violante destaca que a despoluição do córrego beneficia não apenas Rio Claro, mas também outros municípios que captam água da mesma fonte. Para a diretora, as cidades precisam ter uma visão do todo e Rio Claro fez a sua parte, ao investir para universalizar o tratamento de esgoto. Vale lembrar que a prefeitura e a empresa têm um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado com o Ministério Público, que impõe prazo até 2016 para que o município trate 100% do esgoto.

A empresa também fez vários investimentos nos distritos, que incluem a construção de uma ETE em Assistência. Segundo Paula, Rio Claro tem hoje sete Estações de Tratamento de Esgoto em operação e mais dez estações de bombeamento. A empresa se colocou à disposição da população para visitas a esses locais. De acordo com a diretora, o município trata hoje 55% do esgoto e a redução de carga poluidora ultrapassa os 95%. Com a construção da ETE, Rio Claro deverá atingir índice de tratamento de 98%.

Soares esclarece que a obra executada na Visconde não irá acabar com as enchentes na via. A tubulação construída é destinada apenas para a coleta de esgoto, a água de chuva é coletada por outra rede. Para eliminar as enchentes, é preciso realizar obras de drenagem, que são de responsabilidade da prefeitura.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.