Divulgação

A concessionária Odebrecht Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto em Santa Gertrudes, vai realizar nessa terça-feira (26 de maio) testes de fumaça na rede coletora de esgoto do município.

Esse procedimento, pouco conhecido pelos moradores, serve para detectar problemas na rede de esgoto identificando infiltração de águas pluviais e vazamentos nas vias públicas e em imóveis.

O teste é bastante simples. Técnicos terceirizados pela concessionária injetam a fumaça em alguns PVs (Poços de Visitas) localizados no centro das ruas, geralmente nas esquinas, e dependendo do local que a fumaça sair, é possível constatar se há alguma irregularidade na tubulação. Durante esse procedimento a fumaça poderá sair por calçadas e outros pontos da superfície, por instalações internas das casas, como banheiros e áreas de serviço, e ainda na parte externa como ralos e calhas.

A Odebrecht Ambiental alerta para que a população não se assuste com a fumaça que não gera nenhum risco para a saúde. Os moradores estão recebendo avisos da concessionária sobre a inspeção na rede de esgoto.

O teste de fumaça será aplicado no bairro Jequitibás II, numa extensão de 1033 metros de rede de esgoto. Esta será a primeira vez que a avaliação será realizada em Santa Gertrudes. O procedimento, no entanto, já foi aplicado em outros municípios em que a concessionária tem atuação. Esse trabalho tem o objetivo de aperfeiçoar a prestação do serviço de esgotamento sanitário.

Em caso de dúvida, a Odebrecht Ambiental está à disposição com atendimento gratuito e 24 horas pelo telefone 0800-771 0001.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.