O grupo leva ao Sesi Rio Claro obras de Villa-Lobos compostas durante a década de 1920

Divulgação

O grupo leva ao Sesi Rio Claro obras de Villa-Lobos compostas durante a década de 1920
O grupo leva ao Sesi Rio Claro obras de Villa-Lobos compostas durante a década de 1920

O Teatro do Sesi Rio Claro apresenta nesta sexta-feira, às 20h, o espetáculo A Viagem de Villa-Lobos, do Projeto B. O conjunto traz ao público obras de Villa-Lobos e peças de sua própria autoria, e visa elaborar uma nova linguagem musical a partir da mistura entra a vanguarda do jazz, a música brasileira e a música erudita. A entrada é gratuita. O Sesi fica na Avenida M-29, nº 441, Jardim Floridiana. Outras informações no telefone 3522-5650.

Neste espetáculo, são exploradas as composições de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) em seu contato com a música de Igor Stravinsky (1882-1971). Em sua primeira viagem a Paris, em 1923, o maestro e compositor brasileiro encontra artistas e intelectuais que estão com a atenção voltada aos compositores russos e sua música original, moderna e de caráter nacionalista. Na capital francesa, Villa-Lobos compõe Choro Nº 2 e, na sua volta ao Brasil, em 1925, termina Choro Nº 5 – Alma Brasileira, peças presentes no concerto.

Desde 1999, o Projeto B desenvolve seu trabalho criativo em três vertentes: composição, improvisação livre e adaptação de obras de mestres da música erudita do começo do século XX. Nesses 14 anos de atividade, o grupo já gravou três álbuns: Andarilho, A Noite e A viagem de Villa-Lobos.

O conjunto vem se apresentando em diversas cidades do Brasil e fez carreira internacional em turnês em Nova York e Seattle (EUA), além de se especializar na conceituada instituição Cornish College of Arts, de Seattle.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.