Foto: Divulgação/PMRC

Unidade será totalmente reformada e integrará complexo de saúde da região sul

A unidade básica de saúde da Avenida 29, em Rio Claro, está em obras para reforma completa do prédio, incluindo as instalações da farmácia. A unidade integrará o complexo de saúde da região sul, que será implantado pela prefeitura.

Por conta da dimensão e complexidade das obras, as intervenções estão sendo feitas por etapas. Neste momento, pediatria, sala de vacinas e de esterilização estão em reforma. A parte de alvenaria está sendo finalizada e nestes setores o telhado antigo foi retirado e em breve será feita montagem da nova estrutura. Parte da infraestrutura elétrica e hidráulica também está em execução.

“Rio Claro ganhará dois complexos de saúde: um na região norte, que inclui o hospital público municipal, e outro na região sul, com ampliação dos serviços de saúde ofertados à população, o que representa um imenso ganho na qualidade dos atendimentos de saúde em nosso município”, destaca o prefeito Gustavo.

Por conta da reforma, os atendimentos na sala de vacina da UBS da Avenida 29 precisaram ser suspensos temporariamente. Já o setor de pediatria foi realocado para outro espaço na unidade de saúde, sem comprometer o atendimento.


“A UBS da Avenida 29 é uma das mais antigas do município e a reforma irá beneficiar milhares de pessoas que são atendidas no local”, observa Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde. Mensalmente são realizados na unidade cerca de 16 mil atendimentos, incluindo atendimentos médicos e procedimentos.

O investimento total na obra é de R$ 1,7 milhão, sendo que R$ 1,5 milhão foi destinado ao município pelo deputado federal Miguel Lombardi, em articulação do prefeito Gustavo.

Além da unidade básica de saúde e farmácia, o complexo de saúde da região sul inclui unidade de pronto atendimento e lavanderia, que já estão instalados naquela região, com a possibilidade de implantação de novos serviços de saúde. Recentemente a UPA também recebeu melhorias e nova rampa de acesso e a lavanderia ganhou um novo espaço de funcionamento, atendendo todas as normas sanitárias vigentes.