Estão expostas obras tratadas dentro do projeto de preservação do acervo

Divulgação

A exposição “De tempo a tempo” está no Casarão da Cultura de Rio Claro e pode ser visitada até o dia 30 de novembro. A mostra é um panorama da diversidade artística da pinacoteca municipal Pimentel Jr. O horário de visitação é das 12 às 18 horas, de segunda sábado.

Estão expostas obras tratadas dentro do projeto de preservação do acervo
Estão expostas obras tratadas dentro do projeto de preservação do acervo

Um dos destaques da exposição é sala sensorial para o público de baixa visão e pessoas com deficiência. Esse material inclui maquetes táteis e textos e etiquetas em braile. “Além disso, nosso objetivo é atrair público diversificado e, para isso, montados uma mostra que fala a vários níveis de sensibilidade”, comenta a analista cultural da Secretaria Municipal da Cultural, Ilídia Maria Faneco.

Estão expostas obras tratadas dentro do projeto de preservação do acervo, que está sendo realizado com recursos obtidos pelo município após seleção da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural do Estado de São Paulo.

Para obter esses recursos, Rio Claro participou de seleção aberta ano passado pelo governo do estado, visando a preservação de materiais museológicos. O projeto de Rio Claro​ foi um dos cinco contemplados entre 49 inscritos.

O projeto foi elaborado por equipe técnica formada por Ilídia Faneco, a conservadora e restauradora Daisy Estrá – ​curadora da exposição – e a museóloga responsável Diná Terezinha Camarinha Queiroz Jobst.

A exposição no Casarão da Cultura tem o apoio da Secretaria Municipal de Obras, Orquestra Filarmônica de Rio Claro, Colégio Koelle, Antiquário Cia do Tempo, Ufscar e Shopping Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.